Por Kleber Karpov
O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (07/Out), o envio da segunda remessa de etanol farmacêutico, antídoto usado no tratamento de intoxicações por metanol. A medida é uma resposta ao surto de casos ligados ao consumo de bebidas alcoólicas, que já soma 217 notificações em todo o país, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo.
Com a nova entrega, o total de frascos distribuídos chega a 1.125, alcançando nove estados: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro. O estoque, estruturado em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), terá a reposição garantida, e outras 60 mil ampolas estão em processo de aquisição.
Surto e óbitos
Até a última segunda-feira (06/Out), o Brasil registrava 17 casos confirmados de intoxicação por metanol e outros 200 em investigação. Além dos dois óbitos confirmados em São Paulo, outras 12 mortes seguem sob investigação, com registros no Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Ceará.
Novas frentes de ação
O Ministério da Saúde também adquiriu 2,6 mil unidades de um segundo antídoto, o fomepizol, que deve chegar ao Brasil ainda nesta semana para ser distribuído aos estados conforme a necessidade.
Em paralelo, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) lançou nesta terça-feira (07/Out) um painel público com o mapeamento de casos suspeitos, confirmados e descartados no estado. A ferramenta, disponível no site do Monitora RJ, busca ampliar a transparência e contribuir com as ações de saúde e segurança pública no combate a fraudes em bebidas.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











