26.5 C
Brasília
02 fev 2026 17:32

Mauro Vieira: “Lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foi um sucesso”

Em entrevista, ministro das Relações Exteriores relata avanços e desafios do G20 no Brasil e projeta expectativas e prioridades para a COP 30, em Belém, e para a presidência brasileira do BRICS

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, fez um balanço dos resultados da Cúpula do G20, realizada no Rio de Janeiro entre 18 e 19 de novembro de 2024, durante entrevista ao Bom Dia, Ministro desta quarta-feira, 27 de novembro. Na avaliação do chanceler, a aprovação do documento final e o lançamento oficial da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza consagraram o encontro como um sucesso.

https://www.youtube.com/watch?v=Fb0HH_jVqDU

“Não é falsa modéstia, mas foi um sucesso, porque contamos com a adesão de 82 países da União Africana, da União Europeia, 33 organizações e instituições financeiras internacionais e 31 organizações filantrópicas e não governamentais. Ou seja, temos 148 adesões entre países, instituições e organismos internacionais”, elencou.

O ministro destacou a importância de a presidência brasileira do G20 promover a troca de conhecimentos e experiências bem sucedidas entre países. “O Brasil tem o Bolsa Família, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Programa de Aquisição de Alimentos, iniciativas que levam à produção de alimentos e à distribuição. Isso servirá para vários outros países. É uma espécie de banco de dados em que os outros países poderão saber o que é que o Brasil faz, o que é que outros países da América Latina e América do Sul fazem, o que é que se faz na África”, relatou.

Outras prioridades defendidas pelo Brasil no G20 foram abordadas por Vieira durante a conversa com radialistas no programa realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. “Tivemos duas outras grandes iniciativas: a Mobilização Global contra a Mudança do Clima e a Ação pela Reforma da Governança Global, que correspondem aos três pilares da presidência brasileira do G20. São todas iniciativas que se complementam e estruturam esse G20 lançado pelo Brasil, renovado ou reapresentado”, pontuou.

COP30

A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), agendada para Belém (PA) em novembro de 2025, também foi citada por Mauro Vieira como retrato do protagonismo internacional do país. “Vai ser um momento de revisão das metas anunciadas, as chamadas NDCs (Contribuição Nacionalmente Determinada, em inglês), que são as metas de preservação e de redução das emissões de gás de efeito estufa para que se tenha a garantia do acréscimo de, no máximo, 1,5% graus centígrados na temperatura global até 2030”, afirmou. “E o Brasil vai continuar liderando nessa questão climática, de mudança de clima e de meio ambiente”.

BRICS

Além da COP 30, o Brasil se prepara para presidir outro fórum internacional estratégico em 2025: o BRICS. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco foi ampliado pela adesão de Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia, além de dezenas de outras nações que pleiteiam participação. “O BRICS é uma plataforma de cooperação, de troca de informação. Isso que vamos fazer: continuar examinando as possibilidades de uso de moedas locais no comércio, financiamentos por meio do novo Banco de Desenvolvimento, presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff, e vamos continuar examinando a expansão, os critérios e condições para a expansão do grupo para um número maior de países que seja representativo do mundo em desenvolvimento”.

Quem participou

O “Bom Dia, Ministro” é um programa semanal realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Participaram desta edição a Rádio Nacional de Brasília (Brasília/DF), Rádio Liberal (Belém/PA), Rádio Sociedade (Salvador/BA), Rádio Guaíba (Porto Alegre/RS), Rádio Centrominas (Curvelo/MG), Rádio CBN (Presidente Prudente/SP), Rádio Dom Bosco (Fortaleza/CE) e Rádio BandNews FM (Rio de Janeiro/RJ).

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Destaques

Corrida de Reis: 53ª edição reúne mais de 30 mil pessoas, consagra campeões

Por Kleber Karpov A 53ª Corrida de Reis movimentou a...

Passagem aérea comprada? Veja os principais direitos do passageiro em voos nacionais e internacionais

Por Kleber Karpov O Instituto de Defesa do Consumidor do...

Nova CNH: mais de 3 mil exames teóricos foram realizados no Distrito Federal

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Exportações de serviços no Brasil batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025

Por Kleber Karpov As exportações brasileiras de serviços atingiram um...

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...