25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:51

Mais de 300 mulheres policiais de todo o Brasil tomaram os corredores da Câmara dos Deputados

Deputados nesta quarta-feira, 6/8, com um só grito: Proteger Direitos para Servir com Dignidade!

Publicado em: 07/08/2025 às 18h27 – Alterado em 0//08/2025 às 17h08

Vestidas com camisetas roxas, símbolo da luta, elas coloriram o Congresso Nacional e deram vida ao 1º Dia Nacional de Luta da Mulher Policial, uma iniciativa da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis (Cobrapol) com o apoio das entidades representativas de todas as forças de segurança pública.

Com força e organização, policiais civis, federais, rodoviárias federais, penais, socioeducadoras e guardas municipais vieram de diversas regiões do país e ocuparam o auditório Freitas Nobre em um ato histórico.

A mobilização teve como foco principal a defesa do retorno da aposentadoria diferenciada para mulheres policiais, direito que foi suprimido com a Reforma da Previdência e que agora busca ser restabelecido constitucionalmente por meio da PEC em tramitação na Casa.

“Nós mostramos que não vamos aceitar o apagamento das nossas lutas. O apoio que conquistamos hoje é fruto da união e da determinação das mulheres policiais”, destacou Aline Risi, diretora da Mulher da Cobrapol.

“Nossa atuação é marcada pelo risco, pelo desgaste físico e mental e pela sobrecarga de jornadas. Precisamos que o Congresso reconheça isso e corrija essa injustiça histórica”, completou ela.

Durante todo o dia, as participantes se dividiram por estados e percorreram centenas de gabinetes, dialogando com parlamentares e apresentando a proposta. O resultado foi expressivo: a PEC já conta com 153 assinaturas, faltando apenas 18 para atingir o número necessário de apoios formais para a tramitação.

O ato também contou com a presença de diversos parlamentares que reforçaram seu compromisso com a pauta. As deputadas Maria do Rosário, Érika Kokay e Adriana Accorsi, autoras da proposta, participaram do evento e fizeram falas de empoderamento às mulheres policiais.

“Vocês desbravam espaços historicamente masculinos e os tornam melhores com a presença de vocês. Esta PEC nasceu da escuta, do diálogo com essas mulheres que enfrentam a linha de frente todos os dias”, afirmou Maria do Rosário.

Para a deputada Adriana Accorsi, delegada com mais de 25 anos de atuação, a causa é urgente e legítima. “Demos o primeiro passo junto ao ministro Flávio Dino no ano passado, e agora é hora de avançar aqui na Câmara. O desgaste físico e emocional da mulher policial é real, e precisa ser reconhecido em lei”, destacou.

Já Érika Kokay apontou as múltiplas formas de discriminação enfrentadas pelas policiais. “Temos dupla e tripla jornada, sofremos assédio, maternofobia, discriminações visíveis e outras que só conseguimos sentir. Mas deixo um recado: tirem o sexismo do caminho, porque nós estamos aqui”, enfatizou Kokay.

O presidente da Cobrapol, Giancarlo Miranda, celebrou o sucesso do evento e a força demonstrada pela categoria. “A expressiva participação das mulheres policiais neste 1º Dia Nacional de Luta é motivo de orgulho para toda a Confederação. Parabéns a cada uma que esteve aqui, defendendo com coragem o que é justo. Vocês são exemplo de resistência e inspiração para toda a segurança pública”, concluiu ele.

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...