25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:23

Má gestão causa adoecimento e aumenta o absenteísmo

Por Dr. Gutemberg

“Até que ponto a participação da vítima contribuiu, mais ou menos fortemente, para a deflagração da tragédia”, foi a argumentação do lendário advogado e imortal Evandro Lins e Silva que levou à absolvição de Doca Street no julgamento pelo assassinato da irmã da atriz Leila Diniz, Ângela. Essa tese da “culpabilidade da vítima” é a mesma que o Governo do Distrito Federal usa para dirigir a sentença da população aos profissionais da saúde, especialmente aos médicos.

Fala-se que “falta médico” e abusa-se da ambiguidade da expressão: o profissional não foi trabalhar ou não há quantidade suficiente de profissionais no Sistema Único (SUS) de Saúde do Distrito Federal para atender a demanda crescente? A resposta é que o déficit de médicos e demais profissionais da saúde é crônico. Sem contratações e sem ações efetivas para garantir a saúde dos trabalhadores, subsequentes governos têm deixado a situação piorar.

Os afastamentos por férias e licenças legais são previsíveis – esse agendamento é antecipado e a gestão tem de organizar o fluxo para que não falte pessoal. Em qualquer instituição pública ou privada a coisa funciona do mesmo jeito. Mas com falta de gente, desorganização administrativa e um nível de absenteísmo elevado por motivo de adoecimento, ocorrem lapsos constantes e os pacientes têm motivo de sobra para reclamar.

Em 2011, quanto o DF tinha 2,56 milhões de habitantes, dos quais cerca de 1,9 milhão dependia do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), o número de médicos estatutários era maior do que o de hoje: 5.398.

Hoje, os 5.238 estatutários e 226 celetistas do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do DF (IGES-DF) têm de dar conta de uma população que ultrapassa 3 milhões de habitantes. E nem contamos com a explosão populacional do Entorno. Só o aumento da população local foi de quase 18%.

Criaram-se as Unidades de Pronto Atendimento, os centros de saúde passaram a alojar equipes da Estratégia Saúde da Família, mas não contrataram uma quantidade adequada de profissionais na ponta do atendimento e não deram condições de trabalho para que os contratados permanecessem. Quem está saindo do serviço público de saúde não são os servidores antigos, são os novos.

Quem fica, suporta o fardo. Tem muita gente que trabalha doente para não deixar o paciente sem assistência. E quem cuida do cuidador?

Em vez de atacar os problemas reais, dar condição de trabalho adequadas aos profissionais e adotar medidas para a saúde ocupacional do servidor, o governo se omite e transfere ao servidor por adoecer. E todos seguimos sem solução. A má gestão causa adoecimento, com elevado índice de absenteísmo. E as vítimas dessa situação sendo responsabilizadas por estar na condição de vítima – uma tragédia anunciada a cada dia nas portas das emergências, UPAs e unidades básicas de saúde.

Dr. Gutemberg é presidente da Federação Nacional dos Médicos
e do Sindicato dos Médicos do DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...