18.5 C
Brasília
04 fev 2026 04:16

Líder de partido de extrema direita na França, Marine Le Pen fica inelegível por cinco anos

Le Pen concorreu à presidência francesa em 2012, 2017 e 2022 e lidera pesquisas para eleições de 2027

Por Kleber Karpov

Líder da ultradireita, a francesa Marion Anne Perrine Le Pen, mais conhecida como Marine Le Pen, foi condenada, na segunda-feira (31/Mar), por prática de corrupção, acusada de desviar aproximadamente 4 milhões de euros, de fundos do Parlamento Europeu, por intermédio do Reunião Nacional (RN), partido que presidente na Assembleia Nacional.

A condenação, com início imediato de cumprimento da sentença, deixa Le Pen impedida de se candidatar a um cargo público pelos próximos cinco anos. Além de ter que cumprir uma sentença de dois, de um total de quatro anos de prisão e ter que pagar multa de €100 mil, equivalente a R$ 623 mil.

Le Pen e aproximadamente outras 20 pessoas, foi sentenciada por pagar funcionários com moradia em França, quando era deputada do Parlamento Europeu, com recursos dos fundos europeus. A política, refutou a versão e afirma serem legítimos os pagamentos realizados. Além de aclamar por perseguição política para inviabilizar a participação nas eleições de 2027.

No entanto, a juiza do caso, Bénédicte de Perthuis, foi taxativa ao afirmar “as investigações também mostraram que esses não foram erros administrativos… mas apropriação indébita na estrutura de um sistema estabelecido para reduzir os custos do partido.”.

Extrema direita

Considerada uma das maiores lideranças de ultradireita da Europa, ainda após a primeira derrota para o atual presidente francês, Emmanuel Macron (2017) a líder considerada extremista radical passou a repaginar a própria imagem para dar um tom moderado perante o meio político.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Vagas para mecânico de veículos oferecem maiores salários desta quarta-feira (4)

Distrito Federal tem 528 oportunidades de emprego disponíveis com...

Ibaneis assina ordem de serviço e destrava obra histórica da nova sede do TRF1

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Monitoramento: Hospitais e UPAs do DF ganham reforço na segurança

Por Kleber Karpov Hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)...

Reduz número de pedestres e ciclistas mortos no trânsito do DF em 2025

Por Kleber Karpov Dados estatísticos divulgados pelo Departamento de Trânsito...

Hospital de Ceilândia reinaugura pediatria após reforma

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

GDF abre prazo para renegociação de débitos referentes a TFE e TEO

Por Kleber Karpov Mais de 160 mil empresários e executores de...

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na terça (10)

Por Kleber Karpov O prazo para pessoas físicas e jurídicas...