22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:54

Lentidão do governo Rollemberg faz parte da população pedir a volta de… Agnelo

Por Fred Lima

Parece pesadelo, mas não é. Devido a demora em promover políticas imediatas para melhorar o DF, o governo Rodrigo Rollemberg começou a provocar uma insatisfação visível em parte da  população, onde alguns dizem sentir até saudades – pasmem! – do ex-governador Agnelo Queiroz. Em entrevista concedida ao Jornal de Brasília, no dia 21/4, o chefe da Casa Civil, Hélio Doyle, afirmou que o governo Rollemberg se assemelha mais ao governo Cristovam Buarque – Hélio foi secretário de Governo do então governador -, uma vez que o projeto da nova gestão é algo que visa mais o futuro do que o presente, ao contrário do governo Roriz, que era focado em obras e realizações mais imediatas. É um grave erro de estratégia do governador querer apostar apenas no futuro. O cenário é outro e requer urgência.

“Vamos trazer o Agnelo de volta”
Fui entrevistado hoje pelo programa Diário Brasil, da TV Gênesis. Durante a entrevista, uma telespectadora participou do programa e afirmou categoricamente: “Pelo menos no governo Agnelo tinha o básico nos hospitais. Agora falta até papel higiênico. Os pacientes estão precisando comprar papel. O hospital do Gama está jogado às traças. Enquanto isso, o governador não fez absolutamente nada até agora. Se continuar assim vamos trazer o Agnelo de volta”. Respondi alegando que o governo Rollemberg realmente herdou uma herança maldita, mas que a saúde já deveria ter saído da UTI e ido para a enfermaria. Pelo visto parece ainda continuar como uma paciente em fase terminal, sem apresentar nenhuma melhora, apesar do governador ter dito que “o pior já passou”.

A lentidão é verídica
Fiquei estarrecido quando li que o governador vai preparar um anúncio do que será feito na saúde apenas na segunda quinzena de junho. Não era para ter apresentado nos 100 ou 120 dias de governo? A transição serve justamente para o governador eleito ficar a par da situação que vai herdar. Como então apenas seis meses após tomar posse será apresentado o projeto para a saúde? Ficou mais do que provado que realmente há uma lentidão por parte do Governo de Brasília.

Cuidado com pegadinhas, mas sejam exigentes
alertei para a população não cair na pegadinha do PT, que é jogar nas costas de Rollemberg todo o mal que Agnelo fez ao DF, querendo que o governador resolva em quatro meses o que o petista destruiu em 4 anos. Contudo, a falta de reação imediata diante de alguns problemas faz com que o atual governador seja considerado por muitos como inapto ao Executivo. Durante a campanha alguns diziam que Rollemberg não tinha perfil de gestor.

A população não está errada em exigir melhorias do governador, tendo em vista que ele foi eleito para isso. O que não pode ocorrer são exigências surreais, como a solução de todos os problemas da saúde num piscar de olhos. A área sempre foi problemática no DF, mas já deveria ter dado uma respirada durante esses quatro meses de governo Rollemberg, o que não ocorreu.

Conjuntura diferente
Vale ressaltar que no governo Cristovam, a conjuntura da época era favorável a políticas de longo prazo, como o Bolsa Escola e o investimento em educação, que é uma revolução silenciosa. Naquele período, o Plano Real tinha acabado de nascer no país e projetava benefícios maiores para o amanhã, apesar de ter sido um programa de efeito imediato também, visto que derrotou a hiperinflação que corroia a renda dos brasileiros.

Aposta
Por fim, se Rollemberg for inteligente deixará a sua agenda futurista um pouco de lado e apostará em algo imediato, sem perder a visão do que ainda está por vir. Caso contrário, infelizmente continuaremos a presenciar pedidos bizarros como o que vi hoje, de gente clamando a volta de quem arrebentou Brasília.

Fonte: Blog do Fred Lima

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...