Lançado manual de segurança para rede hoteleira do DF

Resultado de parceria entre Secretaria de Turismo e Abih, publicação ajuda a firmar Brasília como destino recomendável

Agência Brasília *

Um guia detalhado para orientar o setor hoteleiro com protocolos para evitar a disseminação do coronavírus foi lançado na quinta-feira (25), em conjunto, pela Secretaria de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). Intitulado Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19, o material se soma a medidas que, promovidas pelo GDF e pela iniciativa privada, firmam Brasília como um destino seguro.

Com base nas recomendações expedidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e decretos distritais e federais, a publicação foca em boas práticas para restabelecimento das operações hoteleiras, conferindo maior segurança e confiabilidade aos hóspedes e colaboradores do setor.

A cerimônia de lançamento do manual foi realizada com limite de participantes, devido à pandemia. “Fomos a primeira cidade a adotar o isolamento social, e fomos pioneiros em lançar uma medida de proteção para os profissionais que estão lidando diretamente com a Covid-19 – o Programa Acolher”, declarou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça. “Precisávamos ter um olhar atento sobre essa volta e nos unimos para pensar em uma retomada com todo cuidado e cautela”.

Governo transparente

A secretária também ressaltou o destaque que o DF tem conquistado em nível nacional e internacional. A capital alcançou nota máxima no quesito transparência e ficou em primeiro lugar no ranking da Open Knowledge Brasil (OKBR). A avaliação considera a publicação de informações em sites oficiais do governo referentes a questões que envolvem a pandemia da Covid-19 – como casos, status de atendimento, doenças preexistentes, ocupação de leitos e testes, entre outros enfoques.

“Tudo isso é reflexo de uma gestão comprometida com a transparência das ações e com a segurança de seu povo”, afirmou Vanessa. “E o nosso governo, mais do que nunca, está atuando junto à iniciativa privada para proteger a população com ações concretas e, assim, garantir a retomada das atividades.”

Boa receptividade

A presidente da Abih, Adriana Pinto, destacou que o manual atende todos os departamentos da hotelaria – do check-in e governança aos funcionários de manutenção, limpeza, entre outros. “A nossa associação conta com 39 hotéis e 11.718 leitos, e o setor recebeu a iniciativa muito bem”, disse. “Encontramos uma forma de traduzir a legislação em medidas práticas e objetivas, separando por departamentos e em uma linguagem acessível”, disse.

Os protocolos do Manual de Boas Práticas no Combate à Covid-19 abrangem sete pontos: alimentos e bebidas; higiene geral; limpeza e higienização de ambientes; comunicação; monitoramento das condições de saúde no ambiente de trabalho; recepção de hóspedes e questões gerais da cartilha sobre Covid-19 elaborada pelo Ministério da Saúde.

“Somos uma cidade cidadã, isso está no nosso coração, e o nosso governo teve as atitudes certas”, elogiou a presidente do Brasília Convention & Visitors Bureau, Cláudia Maldonado. “Isso faz com que a gente tenha certeza que o melhor lugar para estar é a nossa casa, mas se for para sair, o melhor destino é Brasília.”

Fonte: Agência Brasília

13 delegacias do Distrito Federal se tornam portas de entradas ao programa Viva Flor no DF

Por Kleber Karpov Treze delegacias do Distrito Federal passaram a...

OMS defende calendário vacinal após Trump reduzir imunização infantil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu,...

Fundo Garantidor de Crédito exige balanço para deliberar sobre empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) condicionou...

Celina Leão confirma realização do Festival de Cinema de Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Anvisa libera venda de medicamentos por plataformas como iFood e Rapp

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Eleições: Prazo para solicitar voto em trânsito termina em 20 de agosto

Por Kleber Karpov Eleitores que estarão fora de seu domicílio...

Estações do Metrô de São Paulo recebem campanha de vacinação contra o sarampo

Por Kleber Karpov A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de...

Rede de vigilância é essencial para evitar propagação de sarampo em São Paulo

Por Kleber Karpov A concentração de 23 casos confirmados de...

Destaques

13 delegacias do Distrito Federal se tornam portas de entradas ao programa Viva Flor no DF

Por Kleber Karpov Treze delegacias do Distrito Federal passaram a...

OMS defende calendário vacinal após Trump reduzir imunização infantil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu,...

Fundo Garantidor de Crédito exige balanço para deliberar sobre empréstimo ao BRB

Por Kleber Karpov O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) condicionou...

Celina Leão confirma realização do Festival de Cinema de Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Anvisa libera venda de medicamentos por plataformas como iFood e Rapp

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...