25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:57

Junho Vermelho: Hemocentro de Brasília lança campanha e nova logomarca para fortalecer a importância da doação de sangue

Com programação intensa, o Hemocentro reforça a importância da doação regular em um dos períodos mais críticos do ano para os estoques de sangue

Doar sangue é um gesto silencioso, mas capaz de sustentar vidas inteiras. Neste Junho Vermelho, a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) lança a campanha “Conexão Vital” para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Criada de forma pro bono pela agência Klimt sob o conceito “Dar o sangue pela vida fortalece nossa corrente vital”, a campanha reforça como cada doação fortalece uma rede invisível e indispensável, que salva vidas todos os dias.

A campanha é o fio condutor da programação especial preparada pelo hemocentro para o mês que, oficialmente, integra o calendário do Ministério da Saúde como marco nacional de conscientização sobre a doação de sangue — uma mobilização ainda mais necessária nesta época do ano, quando os estoques historicamente caem devido ao aumento de doenças respiratórias e à proximidade com o inverno.

“Nosso desafio é permanente: manter os estoques abastecidos e sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue regularmente. Junho é uma oportunidade simbólica e estratégica para reforçar essa mensagem”, destaca o presidente da FHB, Osnei Okumoto.

Como parte das comemorações, no dia 4 de junho será inaugurada a Feira Rural do Hemocentro, fruto de uma parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), funcionando das 9h às 15h. Com o objetivo de oferecer produtos locais e estimular a integração entre saúde, alimentação e solidariedade, a feira tratá serviços como venda de chás, geléias, sorvete de frutas do cerrado, mel e hortaliças orgânicas, entre outros.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, será realizada a 3ª edição da campanha “Mulheres no Poder, Doando Sangue e Salvando Vidas”, promovida pela Vice-Governadoria do Distrito Federal. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas, entre doadoras, autoridades e apoiadores, para celebrar o protagonismo feminino e fortalecer os estoques em um período crítico.

A programação também inclui a realização da corrida “Tá no Sangue”, no dia 21 de junho, em parceria com o Grupo Band — TV Band e Rádio Band News FM Brasília. A prova será realizada no Memorial dos Povos Indígenas, com largada às 17h, e pretende ampliar a visibilidade sobre a causa e engajar novos públicos, reforçando a ideia de que saúde, esporte e solidariedade caminham juntos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site Central da Corrida.

Nova logomarca reforça modernização

Outro marco importante deste Junho Vermelho é a oficialização da nova logomarca da Fundação Hemocentro de Brasília, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 16 de maio de 2025, por meio da Instrução Normativa nº 123/2025. A atualização reforça a imagem do Hemocentro como um centro moderno e inovador, alinhado às boas práticas de comunicação institucional.

O manual de aplicação da nova identidade visual está disponível no site oficial da Fundação, na aba “Comunicação”, oferecendo orientações claras para o uso da marca. A nova identidade foi desenvolvida de forma voluntária pelos designers Bruno Figueiredo e Analuiza Kazniakowski, da agência Substantivo Insights Estratégicos, e busca refletir a expansão da atuação da FHB além da captação de sangue, consolidando seu papel como polo de pesquisa, inovação e tecnologia em saúde.

Coletas externas ampliam a mobilização

O mês trará ainda coletas externas em pontos estratégicos: no dia 3 de junho, no supermercado Assaí ao lado do Taguatinga Shopping, em Taguatinga, e no dia 17 de junho, na Faculdade Mackenzie, na Asa Sul, ambas das 9h às 16h. As ações visam facilitar o acesso de doadores e ampliar a participação da comunidade, reforçando a importância de manter os estoques estáveis ao longo de todo o mês.

O Junho Vermelho de 2025 reafirma, assim, o compromisso da Fundação Hemocentro de Brasília em manter viva a corrente vital que conecta doadores e pacientes, inspirando uma cultura de solidariedade essencial para a saúde pública.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...