Isenção de inscrição para vestibular nas universidades públicas no DF é tema de audiência

A Câmara Legislativa realiza nesta segunda-feira (16) audiência pública, a partir das 9h30, no auditório do Instituto Federal de Brasília (IFB) em Samambaia, para debater o fim da isenção da taxa de inscrição em exames de ingresso nas universidades públicas no Distrito Federal. A iniciativa é do deputado Bispo Renato Andrade (PR).

Bispo Renato afirma que a Lei 12.799/2013 obriga todas as universidades e institutos federais de ensino superior a oferecerem vestibulares gratuitos para candidatos de baixa renda que cursaram o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista integral. Antes da Lei, as universidades e institutos federais já possuíam seus próprios programas de isenção parcial ou total da taxa de inscrição.

“A maioria concedia isenção somente para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), que beneficia famílias com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa ou renda total de até três salários-mínimos”, comentou o parlamentar.

O deputado Bispo Renato alerta que o fim do convênio, que era subsidiado pelo GDF, representa um retrocesso para a educação e um desrespeito à população. “Especificamente a milhares de famílias que dependem de tal benefício para terem a esperança de ingressarem seus filhos nas instituições de ensino superior, esperança esta, que o governo do DF torna cada vez mais distante”, ressalta o distrital.

Fonte: CLDF

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...