Por Kleber Karpov
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, na manhã desta terça-feira (30/Set), um alerta de “grande perigo” devido à baixa umidade relativa do ar para o Distrito Federal e áreas de cinco estados. O aviso, válido até as 18h de hoje, prevê que a umidade pode ficar abaixo de 12%, condição desértica que aumenta significativamente o risco de incêndios florestais e de problemas de saúde.
A área sob o alerta máximo cobre todo o Distrito Federal, a metade norte de Goiás, o leste do Mato Grosso, o sul do Tocantins, o oeste da Bahia e a porção noroeste de Minas Gerais, abrangendo cerca de 280 municípios.
Riscos à saúde e ao ambiente
Segundo o Inmet, a condição de seca extrema representa um grande risco de incêndios florestais e agrava problemas de saúde. A população pode sofrer com o aumento de crises de doenças pulmonares, dores de cabeça, sangramento nasal e desidratação.
Orientações à população
As autoridades de saúde e a Defesa Civil recomendam que a população adote os seguintes cuidados durante o período de alerta:
- Beber bastante líquido;
- Evitar desgaste físico e atividades ao ar livre no período da tarde;
- Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
- Usar hidratante para a pele e umidificar ambientes;
- Evitar o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










