26.5 C
Brasília
25 jan 2025 12:10

Infogripe aponta tendência de queda da SRAG na maior parte do país

Apenas em Roraima e São Paulo há sinal de crescimento

O novo Boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (5) pela Fiocruz, aponta tendência de queda ou estabilidade de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as faixas etárias na maioria dos estados brasileiro. Apenas em Roraima e São Paulo há sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, foram notificados 164.330 casos de SRAG no país até o momento.

Em Roraima, o aumento dos casos da síndrome está concentrado em crianças de até 2 anos e em crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. Já em São Paulo, o crescimento se concentra nas crianças e adolescentes na faixa de 2 a 14 anos.

“Os dados laboratoriais disponíveis até o momento em ambos os estados ainda não permitem identificar com clareza os vírus responsáveis por esse aumento. É provável que o crescimento de SRAG esteja sendo impulsionado por algum vírus que afeta principalmente crianças e adolescentes, como o rinovírus, VSR, adenovírus ou metapneumovírus”, disse a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe.

Para a população dos dois estados, Tatiana recomenda cuidados como o uso de máscaras em locais fechados e dentro de postos de saúde. Como a maioria dos casos afeta a população infantil e adolescentes, a pesquisadora diz que, diante de sintomas de síndrome gripal, os pais devem evitar levar as crianças para a escola. “O ideal é que a criança fique em casa se recuperando e evitando transmitir os vírus para outras crianças. Além disso, é importante que toda as pessoas do grupo elegível, procurem os postos de vacinação”, acrescenta.

Tatiana Portella ressalta ainda que, em crianças e adolescentes de até 14 anos, o rinovírus permanece como o principal vírus responsável pelos casos de SRAG, enquanto a covid-19 predomina entre os idosos. “Contudo, as hospitalizações associadas a ambos os vírus estão em tendência de queda ou estabilidade na maior parte do país.”

Entre as ocorrências deste ano, 17,1% foram influenza A; 1,9%, influenza B; 34,5%, vírus sincicial respiratório (VSR); 26,7%, rinovírus, e 19,4%, Sars-CoV-2 (Covid-19).

Quanto aos óbitos, o boletim constata que, durante o ano, cerca de 10.080 pessoas morreram por SRAG.

Prouni 2025: abertas inscrições para seleção do 1º semestre

As inscrições para o processo seletivo de 2025 do...

Inscrições para exame do Revalida começam no dia 27 de janeiro

Por Sâmia Mendes As inscrições para a primeira etapa do Revalida, exame...

Sociedade médica alerta para baixa procura da vacina contra a dengue

Por Bruno de Freitas Moura A Sociedade Brasileira de Imunizações...

DF Raízes do Sertão celebra a cultura nordestina

Uma viagem ao coração do Nordeste está prestes a...

Reuniões dos conselhos de segurança comunitários são retomadas

Com a presença da governadora em exercício Celina Leão,...

Destaques

Prouni 2025: abertas inscrições para seleção do 1º semestre

As inscrições para o processo seletivo de 2025 do...

Inscrições para exame do Revalida começam no dia 27 de janeiro

Por Sâmia Mendes As inscrições para a primeira etapa do Revalida, exame...

Sociedade médica alerta para baixa procura da vacina contra a dengue

Por Bruno de Freitas Moura A Sociedade Brasileira de Imunizações...

DF Raízes do Sertão celebra a cultura nordestina

Uma viagem ao coração do Nordeste está prestes a...

DPDF: Mais de 63% dos habeas corpus concedidos pelo STJ ao DF são oriundos de assistência jurídica gratuita

Mais de 63% dos habeas corpus concedidos pelo Superior...