Por Kleber Karpov
Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) iniciou, nesta semana, a campanha “Setembro mais que amarelo – Todas as Cores”, uma iniciativa do Programa Acolher voltada para os colaboradores da instituição. O objetivo é ampliar o diálogo sobre saúde mental, valorização da vida e bem-estar, com uma programação diversificada em todas as unidades do Instituto durante o mês de setembro.
A abertura da campanha contou com uma palestra do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, que compartilhou sua trajetória de vida e superação para fortalecer os profissionais que atuam na linha de frente da saúde.
Cuidado integral
A chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUQVT), Paula Paiva, explica que a campanha vai além da tradicional prevenção ao suicídio. “Nós entendemos a importância da campanha de prevenção ao suicídio, mas também sabemos que o cuidado precisa ser ampliado. Quando falamos em saúde mental, falamos em cuidado integral, em observar todos os aspectos que impactam a vida do trabalhador”, afirma.
Ela também reforça a importância de desfazer preconceitos. “Cuidar da mente não é coisa de louco, é coisa de gente saudável e consciente. Assim como cuidamos do coração, dos dentes ou da pele, precisamos cuidar também das emoções, que são a base para todas as outras áreas da saúde.”
Corrente de acolhimento
A iniciativa foi desenhada para os profissionais do IgesDF em áreas administrativas, hospitais e UPAs, com a lógica de que colaboradores acolhidos e saudáveis transferem esse cuidado aos pacientes. Para o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, o movimento gera um impacto direto na assistência. “Quando oferecemos suporte aos nossos profissionais, fortalecemos não apenas o bem-estar deles, mas também a qualidade do atendimento à população. Essa corrente de acolhimento começa dentro do Instituto e reflete na ponta, junto aos pacientes”, ressalta.
A programação inclui dinâmicas como a Amarelinha da Saúde, que estimula a reflexão sobre hábitos, oficinas de alimentação saudável e palestras sobre os efeitos do uso excessivo de tecnologias. A próxima ação ocorre em 04/Set, no Auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), com a palestra “Perigos ocultos nas tendências digitais e os desafios que estão levando nossos jovens ao limite”.
Programa Acolher
O Programa Acolher é uma iniciativa do IgesDF voltada ao cuidado integral dos colaboradores de todas as unidades geridas pelo instituto. O projeto oferece suporte em saúde física, mental e emocional, com atendimentos em psicologia, psiquiatria, nutrição, acupuntura, reiki, meditação e ginástica laboral, beneficiando, em média, quase 5 mil colaboradores por mês.
Paula Paiva lembra que o programa mantém atividades contínuas durante todo o ano. “Queremos que cada profissional perceba que o autocuidado é fundamental e que buscar ajuda faz parte de uma vida saudável. Quanto mais ampliarmos esse diálogo, mais fortalecidos estaremos para enfrentar os desafios do dia a dia”, destaca.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










