22.5 C
Brasília
05 dez 2025 12:32

IGESDF lança campanha para valorizar a vida e a saúde mental dos colaboradores

Por Kleber Karpov

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) iniciou, nesta semana, a campanha “Setembro mais que amarelo – Todas as Cores”, uma iniciativa do Programa Acolher voltada para os colaboradores da instituição. O objetivo é ampliar o diálogo sobre saúde mental, valorização da vida e bem-estar, com uma programação diversificada em todas as unidades do Instituto durante o mês de setembro.

A abertura da campanha contou com uma palestra do tetracampeão mundial de futebol Jorginho, que compartilhou sua trajetória de vida e superação para fortalecer os profissionais que atuam na linha de frente da saúde.

Cuidado integral

A chefe do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NUQVT), Paula Paiva, explica que a campanha vai além da tradicional prevenção ao suicídio. “Nós entendemos a importância da campanha de prevenção ao suicídio, mas também sabemos que o cuidado precisa ser ampliado. Quando falamos em saúde mental, falamos em cuidado integral, em observar todos os aspectos que impactam a vida do trabalhador”, afirma.

Ela também reforça a importância de desfazer preconceitos. “Cuidar da mente não é coisa de louco, é coisa de gente saudável e consciente. Assim como cuidamos do coração, dos dentes ou da pele, precisamos cuidar também das emoções, que são a base para todas as outras áreas da saúde.”

Corrente de acolhimento

A iniciativa foi desenhada para os profissionais do IgesDF em áreas administrativas, hospitais e UPAs, com a lógica de que colaboradores acolhidos e saudáveis transferem esse cuidado aos pacientes. Para o presidente do IgesDF, Cleber Monteiro, o movimento gera um impacto direto na assistência. “Quando oferecemos suporte aos nossos profissionais, fortalecemos não apenas o bem-estar deles, mas também a qualidade do atendimento à população. Essa corrente de acolhimento começa dentro do Instituto e reflete na ponta, junto aos pacientes”, ressalta.

A programação inclui dinâmicas como a Amarelinha da Saúde, que estimula a reflexão sobre hábitos, oficinas de alimentação saudável e palestras sobre os efeitos do uso excessivo de tecnologias. A próxima ação ocorre em 04/Set, no Auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), com a palestra “Perigos ocultos nas tendências digitais e os desafios que estão levando nossos jovens ao limite”.

Programa Acolher

O Programa Acolher é uma iniciativa do IgesDF voltada ao cuidado integral dos colaboradores de todas as unidades geridas pelo instituto. O projeto oferece suporte em saúde física, mental e emocional, com atendimentos em psicologia, psiquiatria, nutrição, acupuntura, reiki, meditação e ginástica laboral, beneficiando, em média, quase 5 mil colaboradores por mês.

Paula Paiva lembra que o programa mantém atividades contínuas durante todo o ano. “Queremos que cada profissional perceba que o autocuidado é fundamental e que buscar ajuda faz parte de uma vida saudável. Quanto mais ampliarmos esse diálogo, mais fortalecidos estaremos para enfrentar os desafios do dia a dia”, destaca.

 




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...