CDCA destina mais de R$ 1 milhão para oficinas educativas a 500 crianças e adolescentes

Investimento no Recanto das Emas e Riacho Fundo II amplia oportunidades e garante transporte seguro

Por Kleber Karpov

Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal (CDCA) destinou um investimento superior a R$ 1 milhão para transformar a vida de 500 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Recanto das Emas e no Riacho Fundo II. O recurso, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), viabiliza o projeto social “Sementes do Amanhã”, executado em parceria com o Instituto Proeza, que teve seu lançamento oficial em 02/Set.

O projeto, que já está em execução, celebrou a nova fase com a entrega de uma van que garantirá o transporte seguro dos alunos em atividades externas. O investimento prevê ainda a contratação de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais, além da aquisição de uniformes, eletrodomésticos e a realização de 288 novas oficinas socioeducativas.

Educação e oportunidades

Gabrielly Ferreira, de 10 anos,  participa das atividades e destaca como a iniciativa tem impactado a vida escolar – Foto: Jhonatan Vieira/Sejus

As crianças e adolescentes atendidos pelo projeto participam de atividades no contraturno escolar, como oficinas de arte, rodas de conversa e acompanhamento pedagógico, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento integral e fortalecer vínculos familiares e comunitários. Entre as iniciativas está a produção de um jornal comunitário.

Gabrielly Ferreira, de 10 anos, destaca o impacto do projeto em sua vida escolar. “Aqui é bem legal! Eu tenho muitos amigos e os orientadores me ajudam com as tarefas de casa, o que fez minhas notas na escola melhorarem”, conta a estudante, que participa do “Proeza News”, um telejornal educativo que incentiva a leitura, a fala e a escrita de forma lúdica.

Compromisso com o futuro

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o investimento representa um passo importante na construção de novas realidades. “Projetos como o Sementes do Amanhã são fundamentais para transformar realidades. Temos o compromisso de apoiar iniciativas que garantam oportunidades, ampliem horizontes e reduzam a desigualdade. Estamos dando a esses jovens a chance de construir um futuro melhor”, afirma.

A importância da parceria é reforçada por Kátia Ferreira, presidente do Instituto Proeza. “Esse recurso fará muita diferença na vida das crianças atendidas. Agora poderemos contar com transporte seguro, aumentar o nosso quadro de profissionais e oferecer mais qualidade no atendimento. É um avanço enorme para todos nós”, destaca.



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...