18.5 C
Brasília
12 jun 2025 09:58

IGESDF capacita brigadistas e técnicos de segurança para resgate em áreas de alto risco

Treinamento intensivo prepara profissionais para responder com agilidade e segurança em situações de emergência

Por Bruno Laganá
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) promoveu, na última quinta-feira (15), um treinamento intensivo voltado ao aprimoramento das técnicas de resgate em áreas quentes  — ambientes críticos, como aqueles afetados por incêndios ou explosões. Realizada no auditório do Hospital de Base (HBDF), a capacitação reuniu técnicos de segurança do trabalho e brigadistas de incêndio que atuam em unidades do instituto, incluindo o próprio HBDF e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Com foco em situações de eventos inesperados e com grande potencial destrutivo, o treinamento teve como principal objetivo garantir uma resposta rápida, segura e eficaz durante esse tipo de emergência. Os participantes foram desafiados em simulações realistas, que exigiram aplicação prática das técnicas de resgate e trabalho em equipe.
“Essa preparação é fundamental para proteger a integridade física dos profissionais, dos pacientes e de terceiros. Saber agir no momento certo pode ser decisivo para salvar vidas. A aplicação correta das técnicas garante que ninguém fique desamparado em uma situação crítica”, destacou o engenheiro de segurança do trabalho, José Lucas, também coordenador do curso.
Brigadistas e técnicos em segurança recebem capacitação / Foto: Divulgação/IGESDF
A capacitação foi conduzida pelo líder da brigada de incêndio, Renato Gomes, com supervisão do técnico de segurança, Guilherme Campanella, e do próprio coordenador José Lucas. Juntos, eles acompanharam o desempenho dos participantes e orientaram a execução das etapas do protocolo de resgate em áreas de risco elevado.
O treinamento contou com o apoio do Núcleo de Educação Corporativa (NUDEC), ligado à Diretoria de Inovação, Ensino e Pesquisa (DIEP), que colaborou na organização da atividade e na adaptação dos conteúdos para a realidade das unidades do IgesDF.

R$ 3,5 milhões: SindSaúde-DF leva nova multa do Ministério Público do Trabalho

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em...

Campanha Cartão Vermelho para o Racismo caminha para atuar em nível nacional

Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em...

Turminha Mais Segura sensibiliza servidores para doações na Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho Solidário 2025 ganhou um reforço...

Orquestra Filarmônica apresenta repertório do PAS a alunos da rede pública do DF

Por Karol Ribeiro O estudo dos instrumentos musicais, conhecido como...

Biotic mobiliza comunidade e reforça compromisso social em campanha de doação de sangue

O Parque Tecnológico de Brasília (Biotic) promoveu, nesta quarta-feira...

Com 59 pontos de coleta, Campanha Absorva o Bem já distribuiu mais de 4,5 mil absorventes

Por Thaís Umbelino Mais dignidade para quem menstrua: desde maio,...

Destaques

Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No dia 10 de junho, a Embaixada de Portugal...

R$ 3,5 milhões: SindSaúde-DF leva nova multa do Ministério Público do Trabalho

Por Kleber Karpov O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos em...

Transitolândia abrirá novas vagas para visitação de escolas em agosto e setembro

A Escola Vivencial de Trânsito do DER- DF, a...

Campanha Cartão Vermelho para o Racismo caminha para atuar em nível nacional

Promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em...

Turminha Mais Segura sensibiliza servidores para doações na Campanha do Agasalho

A Campanha do Agasalho Solidário 2025 ganhou um reforço...