Ibaneis se nega a zerar ICMS: Governador aponta impacto de aproximadamente R$ 850 milhões ao Distrito Federal

Governador afirma ainda que Lula joga com plateia e transfere responsabilidade de redução do custo de alimentos aos governadores

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ratificou nesta quinta-feira (13/3), questionado pelo Metrópoles (Veja Aqui), que não pretende atender pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de reduzir Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Segundo Rocha, tais medidas são inócuas além de representar perda de receita à capital do pais, algo que classificou de “loucura”.

Rocha acusa o governo federal de realizar redução de impostos de produtos que o Brasil não importa, além de transferir a responsabilidade da redução de custo dos alimentos aos governadores. Uma forma de ‘jogar para a plateia’.

“A grande verdade é que o governo Lula jogou para a plateia. Ele isentou de tributação coisas que o Brasil não importa: somos os maiores exportadores de proteína, de café e de açúcar do mundo. Aí joga para os governadores para ver se a gente faz”, disse.

O governador apontou ainda o reajuste do óleo diesel em 40%, praticado pela Petrobras, o ainda a tarifa do frete rodoviário nas rodovias brasileiras, ambas as medias, segundo Rocha, com impacto direto nos custos dos alimentos. “É uma loucura. Agora, faz coisa para jogar para a plateia e jogar a obrigação nas costas dos governadores”, declarou.

Prejuízos ao DF

PDNews questionou as secretarias de Estado de Economia do DF (SEE-DF) e de Comunicação do DF (SECOM-DF)(10/Mar), a eficácia da redução de impostos no caso do Distrito Federal. Ou ainda se haveria impacto negativo ao orçamento do Distrito Federal. Porém, ambas as pastas não se manifestaram sobre os questionamentos.

Porém, ao Metrópoles, Rocha, aborda ambas as situações, ao afirmar ser uma ação sem impacto real. Além de ponderar para a redução de R$ 850 milhões no orçamento do DF, aporte esse aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Celina Leão defende transformar Brasília em hub tecnológico durante reunião do Lide

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas)...

DF bate recorde e alcança 56 mil cirurgias feitas em um ano, anuncia Celina Leão

Por Kleber Karpov O Distrito Federal registrou a marca histórica...

Destaques

Hospital da Região Leste deve realizar 90 cirurgias até sábado (20); média chega a 15 por dia

Por Kleber Karpov Equipes do Hospital da Região Leste (HRL),...

Da maquiagem à costura industrial, Fábrica Social inicia formação de 800 novos alunos

Por Kleber Karpov A governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Novo caso de febre amarela é registrado em Lagoinha em São Paulo

Por Kleber Karpov A Secretaria Estadual da Saúde de São...

Jaques Wagner entra na mira da PF, investigado por ser um dos beneficiários de recursos do Master

Por Kleber Karpov O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do...

Apesar da herança maldita, Celina Leão mantém liderança com 27,8% das intenções de votos na corrida ao GDF

Por Kleber Karpov A primeira pesquisa eleitoral para o Governo...