Ibaneis se nega a zerar ICMS: Governador aponta impacto de aproximadamente R$ 850 milhões ao Distrito Federal

Governador afirma ainda que Lula joga com plateia e transfere responsabilidade de redução do custo de alimentos aos governadores

Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), ratificou nesta quinta-feira (13/3), questionado pelo Metrópoles (Veja Aqui), que não pretende atender pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de reduzir Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Segundo Rocha, tais medidas são inócuas além de representar perda de receita à capital do pais, algo que classificou de “loucura”.

Rocha acusa o governo federal de realizar redução de impostos de produtos que o Brasil não importa, além de transferir a responsabilidade da redução de custo dos alimentos aos governadores. Uma forma de ‘jogar para a plateia’.

“A grande verdade é que o governo Lula jogou para a plateia. Ele isentou de tributação coisas que o Brasil não importa: somos os maiores exportadores de proteína, de café e de açúcar do mundo. Aí joga para os governadores para ver se a gente faz”, disse.

O governador apontou ainda o reajuste do óleo diesel em 40%, praticado pela Petrobras, o ainda a tarifa do frete rodoviário nas rodovias brasileiras, ambas as medias, segundo Rocha, com impacto direto nos custos dos alimentos. “É uma loucura. Agora, faz coisa para jogar para a plateia e jogar a obrigação nas costas dos governadores”, declarou.

Prejuízos ao DF

PDNews questionou as secretarias de Estado de Economia do DF (SEE-DF) e de Comunicação do DF (SECOM-DF)(10/Mar), a eficácia da redução de impostos no caso do Distrito Federal. Ou ainda se haveria impacto negativo ao orçamento do Distrito Federal. Porém, ambas as pastas não se manifestaram sobre os questionamentos.

Porém, ao Metrópoles, Rocha, aborda ambas as situações, ao afirmar ser uma ação sem impacto real. Além de ponderar para a redução de R$ 850 milhões no orçamento do DF, aporte esse aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e defende função social do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Celina Leão defende gestão fiscal e detalha planos para saúde e transporte

Por Kleber Karpov Em sabatina realizada nesta sexta-feira (18/Set) pela...

Segurança do paciente exige integração em toda a jornada de cuidado

Por Dario Ferreira Durante muito tempo, falar em segurança do...

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...

Destaques

Celina Leão aciona órgãos contra fala de Lula e defende função social do BRB

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Celina Leão defende gestão fiscal e detalha planos para saúde e transporte

Por Kleber Karpov Em sabatina realizada nesta sexta-feira (18/Set) pela...

Flávio Dino aciona PF e CVM para apurar ligação entre Vorcaro e concessionárias de cemitérios paulistanos

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Gilmar Mendes questiona condução de votação sobre afastamento de Andrei Rodrigues na 2ª Turma de Fux

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, integrante mais antigo...

Segurança do paciente exige integração em toda a jornada de cuidado

Por Dario Ferreira Durante muito tempo, falar em segurança do...