17.5 C
Brasília
13 jul 2025 01:01

Ibaneis Rocha apresenta projeto arquitetônico do Museu da Bíblia, no Eixo Monumental

Monumento com área de 15 mil metros quadrados, entre o Cruzeiro e o Setor Militar Urbano (SMU), vai preservar a memória religiosa da capital e contará com salas de exposição, espaços contemplativos, anfiteatro e paisagismo temático

Por Adriana Izel e Ian Ferraz

O governador Ibaneis Rocha reuniu secretários, autoridades e parlamentares para apresentar o projeto arquitetônico do Museu da Bíblia, espaço religioso e cultural a ser construído no Eixo Monumental. O encontro ocorreu na Residência Oficial de Águas Claras (Roac) na tarde desta terça-feira (17). Na ocasião, o chefe do Executivo anunciou que o próximo passo será o lançamento do edital de construção do equipamento público. O edifício principal está orçado em R$ 60 milhões. Também serão investidos mais R$ 14 milhões para erguer o anfiteatro e o paisagismo, que complementam o projeto.

“Foi um processo muito difícil e doloroso, porque nós tivemos que enfrentar quem recriminou a apresentação desse projeto sem compreender a importância do monumento que tem a finalidade de mostrar a Bíblia e a história do mundo – que é contada através da Bíblia. Nós temos muita honra de termos vencido todas as etapas desse processo”, afirmou Ibaneis Rocha em referência às críticas e aos obstáculos jurídicos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para a liberação do museu.

A proposta do local é preservar a memória religiosa por meio da divulgação das Sagradas Escrituras, ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo na região, ao se tornar mais um ponto de visitação no Distrito Federal.

O governador ainda anunciou que, ao lado do Museu da Bíblia, será construído o Museu da Democracia, um equipamento público responsável por resgatar a história democrática do Brasil. “É um dia de muita alegria fazer a apresentação dos projetos para todos que nos inspiraram para fazer essa obra para o Brasil e para o mundo, assim como será o Museu da Democracia que hoje estamos publicando no Diário Oficial do DFBíblia e Democracia vão estar unidos”, revelou.

Inspirado em museu localizado em Washington, nos Estados Unidos, o novo equipamento público será erguido em uma área de 15 mil metros quadrados, entre o Cruzeiro e o Setor Militar Urbano (SMU), integrando o conjunto arquitetônico e cultural do Eixo Monumental, que conta com o Memorial JK, o Centro de Convenções Ulysses, a Torre de TV e o Jardim de Burle Marx.

A execução da obra está sob gestão da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que fará em duas etapas. “Colocamos toda a equipe à disposição. A ideia é lançar ainda esse ano, no segundo semestre, o edital de licitação do prédio principal e estamos trabalhando para que seja feito em dois lotes”, explicou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Edificação

O projeto arquitetônico foi selecionado por meio de concurso promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). As secretarias de Governo (Segov), de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e de Obras e Infraestrutura (SODF) também atuam na articulação e construção do monumento.

O museu terá quatro pavimentos, um estacionamento interno no subsolo – com 75 vagas – e um estacionamento externo, seguindo as diretrizes do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) | Arte: Agência Brasília

“Sob o comando do governador Ibaneis Rocha, todas as secretarias trabalharam empenhadas para que o projeto que apresentamos hoje tivesse êxito. Foi um trabalho muito bem feito e que agora terá continuidade”, destacou o secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo.

O projeto foi elaborado por um escritório de arquitetura de Minas Gerais, vencedor do concurso nacional publicado em 2021. “O edital se debruçou sobre o mérito artístico e arquitetônico dos projetos, se propondo a escolher os melhores, os mais bonitos e os mais interessantes. O projeto vencedor é bastante contemporâneo e traz elementos que remetem à Bíblia. Nós, como Secretaria de Cultura e Economia Criativa, entendemos que a Bíblia é um bem cultural”, explicou o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secec, Felipe Ramón.

O museu terá quatro pavimentos, um estacionamento interno no subsolo – com 75 vagas – e um estacionamento externo, seguindo as diretrizes do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub). A entrada terá um elemento edificado em formato de página remetendo ao livro da Biblia, além de jardins com espécies botânicas bíblicas e um trecho de água, com objetivo simbólico e também para o conforto climático da edificação. Nos andares, salões expositores, pequeno anfiteatro, salas administrativas, auditório e espaços contemplativos.

Além disso, o Museu da Bíblia será composto por um anfiteatro, localizado no último lote do Eixo Monumental – aos moldes da composição do Museu de Arte de Brasília (MAB) com a Concha Acústica. Com capacidade para 3 mil pessoas, o local atende uma demanda para o povo cristão se reunir em festejos e celebrações. O espaço também poderá ser ampliado com a utilização de palcos montados na área verde.

O diretor-executivo da Sociedade Bíblica do Brasil, reverendo Erni Walter Seifert, comemorou o avanço do projeto e reforçou o papel do espaço religioso como disseminador da história do livro sagrado. “Nós precisamos do Museu da Bíblia para nos mostrar a importância desse livro, que é único na história da humanidade. Existem bibliotecas enormes no mundo tratando apenas da Bíblia. Ele tem uma missão a cumprir, ele deve ser lembrado. Porque quando a gente lembra dele, lembra de quem é o ser humano e de quem é Deus. Acho que é um monumento digno. Agradeço à iniciativa”.

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Vaquinha Online: Campanha pede apoio para ajudar custear cirurgia de urgência de jornalista do DF

Por Kleber Karpov Colegas da jornalista Francine Marquez, de Brasília,...

Somos contrários, mas aplaudimos a taxação de Trump contra o povo brasileiro?

Por Kleber Karpov Estranhamente, um vídeo gravado publicado nas redes...

Destaques

Brasil retomará fabricação nacional de insulina após 20 anos

O Ministério da Saúde recebeu, nesta sexta-feira (11), o...

MEC quer estender Pé-de-Meia a todos do ensino médio da rede pública

Por Daniella Almeida  O ministro da Educação, Camilo Santana, declarou nesta...

Festival Itinerante da Juventude Negra está com inscrições abertas em quatro regiões do DF

Por Thaís Umbelino Com foco na arte, na juventude e...

Incêndios florestais diminuem 54% no DF no primeiro semestre de 2025

A Operação Verde Vivo 2025, do Governo do Distrito...

Celina Leão entrega ampliação de espaço da Escola Classe 614 em Samambaia realizada com blocos modulares

Por Thaís Miranda e Thaís Umbelino A comunidade de Samambaia...