Ibaneis promete abrir cinco Casas da Mulher Brasileira

Governador falou dos avanços na proteção às mulheres durante agenda neste domingo (21)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) vai abrir cinco novas unidades da Casa da Mulher Brasileira se reeleito. O compromisso foi feito durante agenda neste domingo (21), na ADE de Águas Claras.

“Vamos abrir cinco Casas da Mulher Brasileira, levando cada vez mais proteção e oportunidade às mulheres. Nós já avançamos muito na pauta da mulher, levamos a Casa da Mulher Brasileira, que estava fechada, e abrindo no centro de Ceilândia. Abrimos também a Delegacia de Atendimento à Mulher II (Deam II), em Ceilândia, e lançamos programas de acolhimento”, detalha Ibaneis Rocha.

O apoio às mulheres na gestão Ibaneis começa do gabinete e se espalha pelas secretarias e órgãos de governo. Cerca de 30 mulheres ocuparam ou ocupam posições de destaque lado a lado com o governador. Além disso, Ibaneis tornou a pasta da Mulher uma secretaria de Estado e multiplicou o orçamento da secretaria. O aumento dos recursos destinados à pasta foi de 1.850%. Saiu de um orçamento de R$ 1.741.005,00 em 2019, para R$ 39.105.818,00 em 2022.

Desde a sua criação, a Secretaria da Mulher prestou mais de 25 mil atendimentos em programas e ações diversas, seja no enfrentamento às ações de violência ou empoderamento feminino.

Ações de enfrentamento à violência contra a mulher na gestão Ibaneis

Programa Acolher – Criado com o objetivo de estabelecer princípios, diretrizes, atribuições e competências para direcionar o funcionamento dos equipamentos da Secretaria.

Casa Abrigo – De 2019 a maio de 2022, foram acolhidas 805 pessoas, entre mulheres e seus dependentes (meninas de todas as idades e meninos até 12 anos). Oferta acolhimento institucional a mulheres vítimas de violência doméstica, familiar ou nas relações íntimas de afeto com risco de morte e, também, aos seus dependentes.

Núcleo de Atendimento à Família e Autores de Violência Doméstica – (NAFAVD) – De 2019 a abril de 2022, foram realizados 17.630 atendimentos nos Nafavds. Os Núcleos fazem o acompanhamento multidisciplinar com homens e mulheres envolvidos em situações de violência doméstica e familiar contra mulheres, tipificadas pela Lei Maria da Penha. Atualmente, há 9 Núcleos em funcionamento (Plano Piloto, Brazlândia, Gama, Paranoá, Planaltina, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho, Taguatinga).

Em 30 de março de 2022 foi inaugurado, na Região Administrativa de Samambaia, o Espaço Acolher – NAFAVD, que se tornou a primeira unidade do Núcleo de Atendimento à Família e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVD). A Secretaria também lançou edital para instalação desse espaço no Paranoá, Planaltina, Santa Maria e Sobradinho.

Centro Especializado de Atendimento às Mulheres (CEAM) – De 2019 a abril de 2022, foram realizados 4.613 atendimentos nos Ceams. São unidades que prestam acolhimento e atendimento multidisciplinar às mulheres em situação de violência de gênero. Atualmente, funcionam quatro CEAMs:  CEAM I e CEAM IV, no Plano Piloto, CEAM II, em Planaltina, e CEAM III, que funciona dentro da Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia.

Casa da Mulher Brasileira – CMB – De abril de 2021 a abril de 2022, 3.717 mulheres passaram por algum dos atendimentos oferecidos na Casa. É um equipamento de proteção de alta complexidade, criado para oferecer um atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica. A Casa foi interditada, em 2018, pela Defesa Civil, por problemas na edificação, e reinaugurada no dia 20 de abril de 2021, na Ceilândia.

Programa Jornada Zero – Tem por objetivo mobilizar a comunidade para combater as diversas formas de violência no Distrito Federal. Teve 5 edições: Paranoá (2019), Samambaia (2021), Planaltina (2021), Sobradinho (2022) e Ceilândia (2022).

Programa Sinal Vermelho – de janeiro de 2021 a maio de 2022, o programa já capacitou 968 colaboradores de 38 instituições, para acolher vítimas de violência que pedirem ajuda em estabelecimentos comerciais.

Aplicativo Proteja-se – Foram recebidas 955 denúncias entre novembro de 2021 e abril de 2022. As denúncias recebidas pelo 180 passaram a ser acompanhadas pela secretaria, o objetivo é acelerar o atendimento a quem vive uma situação de risco e de violação de direitos humanos.

Rede Distrital de Proteção à Mulher em Situação de Violência Doméstica – Criada com o intuito de implementar novas políticas públicas no combate à violência contra a mulher.

Ampliação de 4 para 8 o número de núcleos de atendimento do Pró-Vítima e 15.558 atendimentos de 2019 a 2022. De janeiro a abril de 2022 foram  1.806 atendimentos,  3.383 em 2019, 4.598 em 2020 e 5.771 em 2021.

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...

Republicanos confirma Tarcísio à reeleição ao governo de São Paulo

Por Kleber Karpov O Partido Republicanos confirmou, neste sábado (1/Ago),...

Celina e Kicis confirmam que Michelle Bolsonaro aceitou ser candidata ao Senado

Por Kleber Karpov Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil, foi confirmada...

SP: alta de casos de sarampo aumenta preocupação dos serviços de saúde

Por Kleber Karpov Uma mobilização especial para combater o sarampo...

Destaques

Mulheres vão às ruas pela votação do PL da Misoginia

Por Kleber Karpov O coletivo Levante Mulheres Vivas promoveu manifestações...

Federação União Progressista oficializa Celina Leão à reeleição ao GDF

Por Kleber Karpov A Federação União Progressista oficializou, neste domingo...

20 anos da Lei Maria da Penha: proteção à mulher ainda é insuficiente, indica análise

Por Kleber Karpov Ao completar 20 anos em agosto, a...

Transparência: deputado estadual cria portal próprio para prestar contas de destinação e execução de emendas

Por Kleber Karpov O deputado estadual Rafa Zimbaldi (União Brasil-SP)...

Campanha de multivacinação começa nesta segunda (3) em todo o DF

Por Kleber Karpov O foco prioritário da iniciativa são crianças...