21.5 C
Brasília
20 mar 2026 10:11

HRT promete dobrar atendimentos oncológicos

Secretário de Saúde, general Pafiadache, conheceu o pronto-socorro, central de radioterapia e ambulatório que terá a área da oncologia ampliada

Referência no atendimento de diversas especialidades médicas na Região de Saúde Sudoeste, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) vai dobrar a capacidade de atendimentos para primeira consulta na unidade de oncologia. O ambulatório receberá manutenção predial, o que possibilitará a ampliação do setor em cinco novos consultórios.

Além disso, os serviços de manutenção e revitalização atenderão toda a área do ambulatório e outros setores. O secretário de Saúde, general Pafiadache, visitou o HRT na manhã desta terça-feira (7) e conferiu de perto as mudanças que serão implementadas nos próximos dias.

“É um dos nossos maiores hospitais, com um centro de radioterapia de primeira, e que oferece muitas especialidades à população da Região de Saúde Sudoeste, e de todo o DF por meio do complexo regulador”General Pafiadache, secretário de Saúde

“É um dos nossos maiores hospitais, com um centro de radioterapia de primeira, e que oferece muitas especialidades à população da Região de Saúde Sudoeste, e de todo o DF por meio do complexo regulador. Vamos trabalhar ainda mais para oferecer maior agilidade e resolutividade à nossa rede de atenção à saúde”, destaca o secretário de Saúde.

A ampliação da oncologia, que começou com a inauguração da central de radioterapia, em 2020, dará mais agilidade no atendimento ao paciente da linha de cuidado oncológico, em todos os níveis ofertados pelo HRT.

Acompanhado da secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, da superintendente substituta, Shirlene Pinheiro, da diretora do HRT, Karina Torres, e da diretora administrativa da região Sudoeste, Loyani Ipac, o secretário passou inicialmente pelo pronto-socorro.

Ali, pôde observar como os serviços são prestados e os pontos que podem ser melhorados. Foi na emergência que ele conheceu o médico cardiologista Neander Cambraia, que trabalha na unidade há 31 anos.

“A gente faz o que a gente pode, da melhor forma possível”, observa o profissional. O médico relatou a rotina dos atendimentos na unidade, elogiou alguns pontos e pediu ao general Pafiadache atenção especial aos pacientes da cardiologia.

A ampliação da oncologia dará mais agilidade no atendimento ao paciente da linha de cuidado oncológico, em todos os níveis ofertados pelo HRT

“O cateterismo está saindo numa velocidade enorme, mas precisamos também fortalecer o ecocardiograma e os casos cirúrgicos para melhorar as altas e a nossa lotação”, pondera o médico.

Do pronto-socorro, o secretário foi para a farmácia, corredor do centro cirúrgico, radioterapia e ambulatório. Durante as visitas nas unidades da rede pública, o general Pafiadache tem elencado os pontos mais urgentes que precisam ser otimizados e buscando as providências dentro da estrutura da pasta.

Cirurgias eletivas

Foi no HRT que começou a força-tarefa para aumentar a produção cirúrgica, beneficiando quem aguarda há mais tempo por uma cirurgia no Sistema Único de Saúde do Distrito Federal. Entre sexta e sábado passados, a unidade fez 15 cirurgias ortopédicas, além de outros procedimentos que estão sendo feitos com o acréscimo de mais um turno de trabalho.

Outra unidade que também organizou o terceiro turno de cirurgias foi o Hospital Regional de Samambaia (HRSam), que, assim como o HRT, faz parte da Região de Saúde Sudoeste, formada por Taguatinga, Samambaia, Águas Claras, Recanto das Emas, Vicente Pires e Arniqueira.

O HRSam oferece atendimento voltado para cirurgias eletivas e retaguarda para as unidades de pronto atendimento (UPAs) de Samambaia e do Recanto das Emas. O aumento da oferta de cirurgias foi possível graças à organização das equipes de cada unidade de saúde, da disponibilização de 10 mil horas extras por meio do trabalho por tempo definido (TPD) e da remobilização de leitos de UTI, UCI e enfermarias que estavam exclusivamente dedicados ao atendimento à pacientes com covid-19.

Outro fator que permite a celeridade na liberação de leitos do HRT é a existência da sala de medicação dia, que foi a pioneira na rede pública de saúde e serviu como modelo para outros hospitais. O serviço favorece a desospitalização, aumentando o giro de leitos e otimizando o uso dos recursos públicos.

Funciona assim: pacientes estáveis, que após avaliação médica apresentam condições de seguir o tratamento com medicação oral em casa, recebem alta hospitalar, liberam os leitos e retornam à unidade para receber aplicação intravenosa de antibióticos. Diariamente, cerca de 28 pacientes são atendidos no local.

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Iniciativa leva saúde bucal e cidadania a 500 mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov O Projeto Transformando Sorrisos abriu 500 vagas...

Fórum Nacional da Enfermagem entrega posicionamento sobre PEC 19 à autora e ao relator da proposta

Por Kleber Karpov Representantes do Fórum Nacional da Enfermagem entregaram...

DF avança para promover políticas de saúde a partir de evidências científicas

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Flávio Dino dá 5 dias para senador Carlos Viana explicar repasse de emendas à Lagoinha

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília

Por Kleber Karpov O banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco...

MPDFT participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher da PCDF

Por Kleber Karpov A ouvidora das mulheres do Ministério Público...

Iniciativa leva saúde bucal e cidadania a 500 mulheres em situação de vulnerabilidade

Por Kleber Karpov O Projeto Transformando Sorrisos abriu 500 vagas...

Fórum Nacional da Enfermagem entrega posicionamento sobre PEC 19 à autora e ao relator da proposta

Por Kleber Karpov Representantes do Fórum Nacional da Enfermagem entregaram...