Por Kleber Karpov
O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) realizou, na última quarta-feira (03/Dez), o primeiro procedimento cirúrgico com a utilização de um motor de vibração ultrassônica para reconstrução óssea da face. O equipamento, denominado Piezo, foi adquirido pela unidade para ampliar a precisão e a segurança no tratamento de pacientes com fissuras palatinas.
O procedimento inaugural atendeu um paciente de 12 anos, nascido com fenda palatina e lábio leporino. A técnica consiste na retirada de um fragmento ósseo da bacia para enxerto na região maxilar. A utilização do motor ultrassônico substitui o uso de ferramentas manuais, como martelos, anteriormente empregadas na extração óssea.
A mudança metodológica visa minimizar danos aos tecidos moles e reduzir o desconforto pós-operatório. O coordenador do Serviço Multidisciplinar de Atendimento a Fissuras Labiopalatinas do Hran, Marconi Delmiro, detalhou as vantagens técnicas da inovação.
“Com o novo instrumento, esses cortes ósseos serão realizados com mais precisão. Além disso, vai diminuir o tempo cirúrgico, o sangramento, o edema e o risco de necrose. Ou seja, é um grande avanço para a melhoria do atendimento”, explicou Marconi Delmiro.
Referência no atendimento
As fissuras labiopalatinas são as malformações congênitas mais incidentes na região da cabeça e do pescoço, com estimativa de um caso a cada 650 nascimentos no Brasil. A condição ocorre devido ao não fechamento completo do céu da boca durante o desenvolvimento fetal.
O ambulatório do Hran atua como referência para a região Centro-Oeste. O serviço oferece acompanhamento multidisciplinar para evitar sequelas na alimentação, fala, respiração e audição. O agendamento de consultas é realizado às segundas-feiras, das 14h às 18h, no corredor laranja da unidade.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










