Hospital Regional de Santa Maria realiza quatro trombólises para AVC isquêmico em 2024

Trombólise consiste em aplicar medicação na veia que serve para dissolver coágulos no cérebro

Por Jurana Lopes

O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) está implementando um novo procedimento para tratamento de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, também chamado de AVC, trata-se da terapia trombolítica, também conhecida como trombólise. O procedimento é uma aplicação de uma medicação na veia chamada de Alteplase, que serve para dissolver coágulos no cérebro. Esta medicação é usada desde 1995, tendo seu perfil de segurança bem conhecido. Vale destacar que a Alteplase é capaz de agir apenas no AVC isquêmico.

Equipe do HRSM atua na aplicação de Alteplase na terapia trombolítica – Foto: Divulgação/IgesDF

O AVC é uma doença dos vasos sanguíneos cerebrais em que o cérebro sofre em decorrência de sangramento (AVC hemorrágico) ou por falta de sangue devido a uma obstrução (AVC isquêmico). Os sintomas principais são fraqueza em um dos lados do corpo, alteração da fala ou compreensão, perda da visão e entortamento da face.

Conforme o neurologista do HRSM, João Fellipe Santos Tatsch, se o paciente conseguir chegar ao hospital com até 4h30 do momento em que os sintomas do AVC começaram, a Alteplase é capaz de reduzir ou mesmo reverter as sequelas do Acidente Vascular Cerebral.
“Como em muitas ocasiões o paciente leva muito tempo para se deslocar até o hospital, a janela de oportunidade para aplicar a medicação é muito curta, de modo que temos 1h ou menos para executar todo o processo a contar do momento em que o paciente põe os pés no hospital. Isso exige treinamento e agilidade de toda a equipe, desde os recepcionistas até os médicos plantonistas”, explica o neurologista.

Segundo Tatsch, apesar de muito eficiente, o procedimento de trombólise pode ser muito perigoso se aplicado de maneira errada, por isso que sua implementação em larga escala é difícil. Atualmente, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) é o único serviço público que fornece o serviço.

“Já realizamos quatro procedimentos de trombólise aqui no HRSM. Estamos realizando o serviço em situações específicas, necessitando ser durante o dia, nos períodos em que temos neurologistas de plantão. Nas demais ocasiões, é preciso enviar o paciente de ambulância até o Hospital de Base”, informa o especialista.

A intenção é expandir a capacidade do HRSM, mas para isso, será necessário fazer adaptações no serviço inteiro do Hospital Regional de Santa Maria, desde reformas estruturais e aquisição de novos materiais até redimensionamento do quadro de profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, analistas de laboratório, farmacêuticos clínicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Quando suspeitar de AVC (derrame)?

  • Rosto: Peça para a pessoa sorrir. Se o rosto ficar torto, é sinal de AVC.
  • Fala: Qualquer alteração de fala, inclusive falar “embolado” pode ser por AVC.
  • Visão: Alterações repentinas na visão também podem indicar AVC.
  • Braços: Peça para a pessoa levantar os dois braços, como quem segura uma
    bandeja. Se ela não conseguir manter um dos braços erguidos, é sinal de AVC.
  • Desequilíbrio: Se antes a pessoa conseguia andar e de repente não consegue mais, suspeite de AVC.
  • Busque ajuda, quanto mais rápido o atendimento, menores as sequelas.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital

Destaques

Urnas eletrônicas: Assinatura digital e lacração impedem alteração em sistemas eleitorais

Por Kleber Karpov O secretário de Tecnologia da Informação do...

Atitude irresponsável, diz Lula sobre Trump, após revogação de visto de embaixadora brasileira nos EUA

Por Kleber Karpov O presidente Luiz Inácio Lula da Silva...

Praça do Relógio, em Taguatinga, recebe unidade móvel de doação de sangue nesta quinta (6)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel para coleta de sangue...

Campanha Multivacinação 2026: confira as principais dúvidas sobre a imunização no DF

Por Kleber Karpov A Campanha Nacional de Multivacinação de 2026...

Celina Leão descola de Arruda e mantem lideranção na corrida GDF

Por Kleber Karpov A dois meses das eleições, uma nova...