Por Kleber Karpov
Inaugurado em 12 de setembro de 1960, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) completa, neste mês, 65 anos e se consolida como um dos principais pilares da saúde pública no país. Sob administração do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), desde 2019, o HBDF, maior centro hospitalar do Centro-Oeste também se consolida enquanto referência em todo país na realização de procedimentos de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A trajetória do Hospital de Base é marcada por desafios, conquistas e, principalmente, pela dedicação incansável de seus profissionais. Realizamos um trabalho sério, focado no cuidado humanizado”, destaca o diretor-presidente do IgesDF, Cleber Monteiro.
A força em números
O diferencial do HBDF está em seus 4.873 colaboradores, distribuídos entre as áreas administrativa (521), de enfermagem (2.424), o corpo médico (1.157) e a equipe multiprofissional (771).
“São 65 anos sustentados pela dedicação de quem atua aqui. Grupos de excelência garantem tratamentos especializados. Somos um time forte, unido por um único propósito: o paciente. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa história”, ressalta a gerente-geral de Assistência, Fernanda Hak.
Os números do bloco cirúrgico também são expressivos. Em 2024, foram realizados mais de 14 mil procedimentos, um crescimento significativo em comparação aos 9.876 registrados em 2019. Entre janeiro e julho de 2025, já ocorreram 8.798 operações.
“Ter um centro operando próximo da capacidade ideal, diante de tantos desafios, e saber que conseguimos realizar 50 procedimentos por dia enche nosso coração de alegria”, comemora o gerente dos Serviços Cirúrgicos, Danillo Almeida.
Ambulatório e emergência
Com 115 consultórios e mais de 70 tipos de exames, o ambulatório do HBDF realiza, em média, 390 mil atendimentos por ano, atraindo pacientes de estados como Bahia, Piauí e Goiás.
“Trata-se do maior ambulatório de serviço público do DF e do entorno, com uma equipe plural e multiprofissional”, afirma o gerente do setor, o cardiologista José Joaquim Vieira Jr.
O Pronto-Socorro, por sua vez, realiza em média 415 atendimentos diários, ultrapassando 12 mil por mês. Desde janeiro de 2025, a unidade conta com médicos emergencistas de plantão 24 horas, garantindo maior rapidez e qualidade nos cuidados.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










