19.5 C
Brasília
03 fev 2026 21:24

Hospital da Ceilândia recebe exposição sobre prematuridade

Mostra com registros emocionantes e dados sobre o tema estarão expostos até 23 de maio no HRC

Com o objetivo de levar informação e conscientização, o Hospital Regional de Ceilândia (HRC) recebe até sexta-feira (23) uma exposição sobre prematuridade. No corredor de acesso à maternidade, foram dispostos painéis que apresentam imagens de bebês prematuros e suas famílias registradas pela médica neonatologista mineira Glaucia Galvão. A exposição também apresenta dados sobre prematuridade e informações sobre os direitos dos bebês prematuros, como o calendário vacinal diferenciado e a necessidade de acompanhamento interdisciplinar.

“Quando têm acesso a uma foto significativa junto ao bebê na posição canguru, mostrando que mesmo numa unidade neonatal sua presença é fundamental, os pais ganham direito à imagem na rede social”, explica Gláucia. “Os pais passam a poder guardar para sempre este momento precioso. Seu olhar, seu toque, seu cuidado e seu sentimento afloram a cada segundo, diminuindo a dor da prematuridade”, complementa.

Após passar pelo Senado Federal, a exposição chegou ao HRC a pedido da psicóloga da Unidade Neonatal, Denise Percílio, que sentiu a necessidade de que essa intervenção chegasse ainda mais próximo das pessoas, principalmente, das famílias que têm ou que já tiveram um bebê prematuro. “No corredor da maternidade do HRC, muitas famílias vão ter acesso a uma exposição tão emocionante e se sentir representadas e acolhidas vendo a história de outras famílias”, analisa a psicóloga.

Percílio contou com o apoio da fisioterapeuta Suellen Satiro, coordenadora de políticas públicas da Organização Não Governamental (ONG) Prematuridade.com, organização sem fins lucrativos que atua na prevenção do parto prematuro e pela garantia dos direitos bebês e das famílias. A intenção é que a exposição passe também por outros hospitais da SES-DF.

Prematuridade em números

O Brasil figura entre os dez países com maior número de nascimentos prematuros no mundo, registrando aproximadamente 300 mil partos antes do tempo a cada ano. Isso representa cerca de 12% dos bebês. Em 2024, o Distrito Federal registrou 4.258 partos prematuros. Representando cerca de 13% dos nascimentos, assim como a média nacional.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a prematuridade representa a principal causa de mortalidade infantil, o que reforça a importância de ações efetivas voltadas à prevenção e ao cuidado.

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...

Casa da Mulher Brasileira recebe carreta de Mamografia com exames gratuitos

Por Kleber Karpov A Casa da Mulher Brasileira (CMB) da...

DF autoriza nomeação de docentes e técnicos para expansão da UnDF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Destaques

Programa capacita mais de 500 novos advogados para garantir acesso à Justiça à população vulnerável do DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Justiça e Cidadania do...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Por Kleber Karpov O Instituto Acolher lançou, na segunda-feira (02/Fev),...

Deputada Rosana Valle quer vacina contra Herpes-Zóster no SUS e faz contraponto a falta de recursos alegado pela União

Por Kleber Karpov A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) protocolou...

Hospital de Santa Maria investe em equipamentos para reabilitação de pacientes

Por Kleber Karpov O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

DF realiza primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Economia do...