19.5 C
Brasília
29 jan 2026 04:40

Hospital Cidade do Sol cria comissão de ética de enfermagem e fortalece segurança do paciente

Hospital avança na governança assistencial, valoriza profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov

O Hospital Cidade do Sol (HSol), unidade do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), implementou uma Comissão de Ètica de Enfermagem (CEE) em 28/jan/2026, no Distrito Federal, em atendimento à Resolução nº 792/2025 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A medida visa aprimorar a organização do cuidado, reforçar o compromisso com a segurança do paciente e a qualidade do atendimento, além de valorizar a atuação ética dos profissionais de enfermagem, ampliando a governança assistencial da instituição.

A criação da CEE no Hospital Cidade do Sol representa um avanço significativo na estrutura de cuidado prestado. Para os pacientes, a comissão garante atendimentos mais seguros, organizados e alinhados às melhores práticas de enfermagem, contribuindo para um serviço mais humano e responsável. A iniciativa também protege as equipes, assegurando que o trabalho siga padrões éticos rigorosos.

A obrigatoriedade da CEE é estabelecida pela Resolução nº 792/2025 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), aplicando-se a instituições de saúde que contam com 50 ou mais profissionais de enfermagem. Essa norma visa proporcionar orientação técnica e ética contínua, fortalecendo a segurança para pacientes e profissionais.

O processo de implantação no HSol foi realizado com o suporte e a orientação do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). Essa colaboração fortalece a conexão entre o hospital e os órgãos de fiscalização, garantindo que a unidade esteja em conformidade com as boas práticas e a legislação vigente na área da saúde.

“A comissão de ética de enfermagem fortalece o trabalho da enfermagem ao promover medidas preventivas, por meio de suas funções consultiva, orientadora e de acompanhamento do exercício profissional, sempre pautadas pela ética e pela segurança”, disse Paulo Wuesley Barbosa Bomtempo, conselheiro do Coren-DF.

Atuação e benefícios esperados

A comissão de ética de enfermagem do HSol conta com um papel predominantemente educativo e orientador. Ela funcionará como um canal permanente de diálogo, auxiliando os profissionais na resolução de dúvidas, na mediação de situações cotidianas e na orientação sobre as condutas éticas necessárias no ambiente de trabalho.

A atuação do grupo é estratégica para a prevenção de falhas no atendimento, a promoção da humanização do cuidado e a busca pela melhoria contínua da assistência oferecida à população. O foco primordial é sempre a segurança do paciente, assegurando um serviço de saúde de alta qualidade.

Entre os benefícios esperados com a CEE estão o fortalecimento da cultura ética em todo o hospital, aprimoramento da organização do trabalho e a valorização dos profissionais de enfermagem. O modelo adotado pelo Hospital Cidade do Sol é pautado por uma abordagem educativa e preventiva, sem caráter punitivo, respeitando princípios como autonomia, imparcialidade, sigilo e respeito às pessoas envolvidas.

As primeiras ações já planejadas para a comissão incluem a elaboração de seu regimento interno, a definição do planejamento anual de atividades e a apresentação institucional para as equipes de enfermagem. Também serão estabelecidos os fluxos de atuação e promovidas capacitações periódicas, além de campanhas educativas sobre ética e legislação profissional, alinhadas às diretrizes do Coren-DF e às normas internas do hospital.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...

DF recebe 50 mil doses de vacinas contra a febre amarela

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

Ibaneis Rocha autoriza elaboração de projeto para construção do Hospital de São Sebastião

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB)...

Volta às aulas: Vigilância Sanitária faz vistoria em 1,4 mil escolas particulares do DF

Por Kleber Karpov A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde...

Governo deve entregar mais 400 unidades odontológicas móveis

Por Kleber Karpov O governo federal projeta realizar a entrega,...

Prazo para adesão ao Refis-N termina em fevereiro de 2026

Por Kleber Karpov O Programa de Incentivo de Regularização de...

Nova regra na conta de luz pode beneficiar 66 mil famílias no DF

Por Kleber Karpov Novas regras do Desconto Social na conta...