21.5 C
Brasília
16 dez 2025 08:24

Gutemberg Fialho se licencia e Carlos Fernando assume presidência do SindMédico-DF

Cerimônia de posse ocorreu na quarta-feira (6), na sede do sindicato, com a presença de mais de 250 pessoas, entre médicos e autoridades do DF

Com Dr. Gutemberg frente ao SindMédico-DF desde 2009 e Carlos Fernando na vice-presidência desde 2013, a instituição ganhou ainda mais força e foi protagonista em diversas conquistas. Agora, porém, Dr. Gutemberg deixou a presidência nas mãos de Carlos Fernando, na noite desta quarta-feira (6), em cerimônia de transmissão de posse, na sede do SindMédico-DF, para concorrer a uma das 24 cadeiras na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), em outubro.Aqui e lá, ainda com laços indissolúveis, a dupla promete fazer mais pelos médicos e pela medicina de Brasília: tanto pública quanto suplementar. Na cerimônia de posse, Carlos Fernando foi enfático: “hoje, nasce também a possibilidade de uma nova presidência do SindMédico-DF, 100% comprometida com a continuidade dos nove anos da Gestão do Dr. Gutemberg”. E destacou: “serei incansável na manutenção e ampliação de nossas conquistas e da expansão de nossa atuação, sobretudo na saúde suplementar, uma das marcas que também pretendo representar”.

Em seu discurso, Dr. Gutemberg destacou que deixa a presidência do SindMédico-DF, para disputar a eleição de outubro, com tranquilidade, pois ele e o presidente interino da instituição, Carlos Fernando, têm a mesma trajetória. “Ele [Carlos Fernando] foi membro do conselho fiscal, diretor financeiro, criou a secretaria de assuntos políticos do sindicato (ligada à presidência), tesoureiro e está no segundo mandato como vice-presidente. Costumo dizer que o Carlos Fernando conclui, hoje, com louvor a residência em política sindical”, brincou. Após alguns minutos de fala, concluiu: “em outubro, votem com otimismo e elejam a solução”.

Mais de 250 pessoas assistiram à cerimônia de posse de Carlos Fernando. Entre os convidados, prestigiaram o evento o pré-candidato ao governo do DF, Jofran Frejat; os deputados federais Hiran Gonçalves e Laerte Bessa; a deputada distrital Celina Leão; o presidente da Associação Médica de Brasília (AMBr), Ognev Gosac; o presidente da Academia de Medicina (AMB), Marcus Vinicius Ramos; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Jairo Zapata; o presidente da Federação Nacional dos médicos (Fenam), Jorge Darze; o presidente da Ordem dos Advogados do DF (OAB-DF), Juliano Costa Couto; os conselheiros do Tribunal de Contas do DF (TCDF), Renato Rainha e Márcio Michel Moura e a procuradora da Fazenda Nacional, Maria Dionne de Araújo Felipe.

Leia, abaixo, algumas falas feitas ao presidente interino do SindMédico-DF, Carlos Fernando, e ao Dr. Gutemberg durante a cerimônia de posse:

“O Gutemberg, durante todo esse tempo, foi uma das poucas vozes da área médica que teve que enfrentar, com coragem, as dificuldades pelas quais estamos passando – e todos nós temos compromisso com a saúde e com esta cidade. Do mesmo jeito que temos que reagir às doenças, temos que reagir aos governantes que não sabem o que fazem. E o Gutemberg teve a coragem de se colocar, de público, fazendo q reclamação sobre o que tem acontecido. Tenho certeza de que o Carlos vai dar continuidade e mostrar capacidade.”

Jofran Frejat, pré-candidato ao governo do Distrito Federal

“O SindMédico é uma entidade extremamente presente e importante na situação da Saúde Pública do DF e estamos atravessando o que talvez seja o mais difícil momento da saúde pública desde que a nossa cidade foi inaugurada.

Entendo que as entidades médicas no seu conjunto constituem uma força muito grande, muito importante e que devemos buscar essa união em benefício da nossa população.”

Jairo Zapata, presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal

“A Academia de Medicina de Brasília e o Sindicato dos Médicos têm uma relação fraterna. Desejo que o Dr. Carlos Fernando tenha um mandato profícuo.”

Marcos Vinícius Ramos, presidente da Academia de Medicina de Brasília

“Parabenizo o Dr. Gutemberg pelo excelente trabalho e desejo êxito em sua nova jornada. Meus votos são para que o Dr. Carlos continue o excelente trabalho que tem no Sindicato.”

Ognev Cosac, presidente da Associação Médica de Brasília

 “Conheço o Dr. Gutemberg de longa data, desde quando era um acadêmico. Sei do compromisso pessoal e do envolvimento que ele tem com a causa da Saúde. Com propriedade, posso falar que ele tem um compromisso importante ao assumir, aqui no Distrito Federal, não só com a categoria médica. Não dá para falar de saúde sem falar de política. E a nossa política é falar de saúde, defender o que é necessário para a categoria médica e para a população.

Gostaria de dizer ao Dr. Carlos que continue o bom trabalho do Dr. Gutemberg. Coisas como o Plano de Carreira, Cargos e Salários que temos aqui no Distrito Federal não podem ser esquecidas.

Acho que chegou a hora de apoiar o Dr. Gutemberg nessa jornada que ele inicia e que motiva o licenciamento da presidência do Sindicato e de apoiar o Dr. Carlos na presidência do Sindicato.”

Juracy Barbosa Jr., presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...

Semáforos inteligentes devem modernizar 470 cruzamentos no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Chico Vigilante enquadra Zezé Di C(amargo) por “ataques covardes às filhas de Silvio Santos”

Por Kleber Karpov O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou...

Destaques

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...