Governo federal lança edital para incentivar empreendedorismo feminino vulnerável

Projeto piloto nacional prevê repasse de 200 mil reais por região

Por Kleber Karpov

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, publicou nesta terça-feira (29/Set),  edital de seleção pública para apoiar iniciativas de empreendedorismo voltadas a mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa integra o Projeto Nacional Juntas por Elas e busca financiar projetos elaborados pelas juntas comerciais dos estados e do Distrito Federal, com prioridade para vítimas de violência doméstica e familiar.

A seleção pública contempla até cinco propostas entre as 27 juntas comerciais do país, com a escolha de uma iniciativa para cada macrorregião brasileira. As entidades selecionadas devem receber repasse federal de 200 mil reais para a execução das atividades no prazo de até 12 meses. O plano visa assegurar geração de renda própria, permanência no mercado de trabalho e fortalecimento de pequenos negócios liderados por mulheres.

Critérios de atendimento prioritário

As ações executivas preveem diagnóstico da atividade econômica local, educação financeira, capacitação para formalização e articulação institucional para facilitação de crédito. Além de socorrer vítimas de agressão doméstica, a chamada pública estabelece atendimento a mulheres expostas a barreiras sociais agravadas por baixa renda, deficiência, maternidade solo, encargos de cuidado e isolamento comunitário. “Vulnerabilidades são agravadas por raça ou cor, deficiência, baixa renda, maternidade solo, responsabilidades de cuidado, ruralidade, localização periférica”, constou no edital.

Prazos de inscrição e cronograma

A documentação do processo seletivo permanece disponível para consulta pública na plataforma Transferegov.br. As juntas comerciais estaduais e distrital podem submeter as propostas técnicas até 19 de outubro. A divulgação do resultado preliminar deve ocorrer em 27 de outubro, com publicação do resultado definitivo agendada para 18 de novembro.

Acesse o Edital em Edital de Seleção de Propostas do Projeto Nacional Juntas por Elas  



Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Graduado em Jornalismo (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Criador do Comitê Virtual (www.comitevirtual.com.br), plataforma de gestão de campanhas eleitorais. Criador do PubliqueAi (www.publiqueai.com), primeira plataforma brasileira de produção técnica de textos jornalísticos ou jurídicos, com uso de Inteligência Artificial; Criador do Quero Meu Carro de Volta (www.queromeucarrodevolta.com.br), lançado em 2012. Serviço de utilidade pública para vítimas de roubos e furtos de veículos em todo o país; Ex-produtor e apresentador do programa Panorama Político na Rádio Federal;

PF instaura inquérito para apurar incêndio na Universidade Federal do Pernambuco

Por Kleber Karpov O delegado regional executivo da Polícia Federal,...

Reconstrução mamária restaura integridade física e apoia reabilitação

Por Kleber Karpov O cirurgião plástico André Araújo destacou, nesta...

Fiocruz aponta aumento de vírus respiratórios em crianças e jovens

Por Kleber Karpov O coordenador do Sistema de Alerta Precoce...

Moraes determina prisão de Eduardo Bolsonaro após trânsito em julgado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Quase metade dos municípios entra em alerta para Aedes aegypti

Por Kleber Karpov A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou...

Celina Leão destaca ampliação de programas de proteção às mulheres no DF

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Celina Leão recebe apoio formal de Maria de Lourdes Abadia em Ceilândia

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal e candidata...

Aeroportos ampliam salas de acolhimento para passageiros neurodivergentes

Por Kleber Karpov Os aeroportos de Belém (PA) e Salvador...

Destaques

PF instaura inquérito para apurar incêndio na Universidade Federal do Pernambuco

Por Kleber Karpov O delegado regional executivo da Polícia Federal,...

Reconstrução mamária restaura integridade física e apoia reabilitação

Por Kleber Karpov O cirurgião plástico André Araújo destacou, nesta...

Fiocruz aponta aumento de vírus respiratórios em crianças e jovens

Por Kleber Karpov O coordenador do Sistema de Alerta Precoce...

Moraes determina prisão de Eduardo Bolsonaro após trânsito em julgado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)...

Quase metade dos municípios entra em alerta para Aedes aegypti

Por Kleber Karpov A ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou...