19.5 C
Brasília
05 dez 2025 21:08

Goiás e Japão avançam em cooperação para terras raras

Comitiva japonesa em missão comercial a Goiás define parceria para exploração e processamento de minérios críticos, essenciais para a transição energética e tecnologias de ponta.

Por Kleber Karpov

Na tarde desta quinta-feira (28/8), governador Ronaldo Caiado recebeu uma comitiva da Embaixada do Japão no Brasil, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, para tratar da exploração de terras raras no estado. O encontro, que teve a participação do embaixador Teiji Hayashi e do diretor do Mineral Resources Division, Yuzo Yamaguchi, resultou num entendimento para avançar a cooperação, com a garantia de que a interlocução seguirá por meio da Embaixada em Brasília. As negociações surgem como uma sequência da missão comercial do Governo de Goiás ao Japão, entre 11 e 21 de julho deste ano.

Ronaldo Caiado destacou que o acordo vai além da exploração, incluindo o processamento dos minérios. Goiás, que detém cerca de 25% das reservas mundiais de óxidos de terras raras, não quer ser apenas um exportador de matéria-prima, mas também dominar as fases de separação e refino, hoje controladas pela China. O governador ressaltou a janela de oportunidades para atração de tecnologia e investimentos, afirmando que o estado é ágil no licenciamento, com autorizações para pesquisa e instalação em até três meses.

A parceria se fortalece com a sanção da Lei nº 23.597, publicada na quarta-feira (27/8), que instituiu a Autoridade Estadual de Minerais Críticos. A medida estabelece uma governança para a mineração e permite a criação de um fundo de pesquisa que poderá ser beneficiado pela tecnologia japonesa.

Governador Ronaldo Caiado recebe comitiva da Embaixada do Japão no Brasil para tratar da exploração de Terras Raras em Goiás – Fotos: Walter Folador

O diretor Yuzo Yamaguchi pontuou que o Japão vê em Goiás “uma grande chance” para atender sua demanda por terras raras e pesadas, materiais imprescindíveis para ímãs e componentes de alta tecnologia, como os usados na indústria automobilística e em equipamentos de transição energética. A delegação japonesa, que já visitou a mineradora Serra Verde em Minaçu e a planta da Aclara Resources em Aparecida de Goiânia, busca fortalecer laços econômicos e colaborar na área de minerais críticos.

Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo, reforçou o interesse goiano em desenvolver a cadeia de valor das terras raras, saindo da situação de exportar apenas o concentrado e o carbonato de terras raras, para avançar na separação dos minérios dentro do estado. A iniciativa se soma a operações já existentes em Minaçu, Nova Roma e Aparecida de Goiânia, onde empresas como Serra Verde e Aclara Resources já atuam.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Destaques

Brasil estreia contra Marrocos na Copa de 2026 e reedita duelo de 98 com a Escócia

Por Kleber Karpov A Seleção Brasileira iniciará a trajetória na...

ESP-DF abre vagas remanescentes de doutorado profissional para enfermeiros

Por Kleber Karpov A Escola de Saúde Pública do Distrito...

Ibaneis e Mayara recepcionam grupo final de estudantes do programa Pontes para o Mundo

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama...

Saúde do DF disponibiliza vacina contra VSR para gestantes neste sábado (6)

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...