Gestão em saúde: indicadores devem ser implantados até o fim do ano

Cumprimento da meta é critério para município receber recursos extras

Por Paulo La Salvia

Os municípios têm até o fim deste ano para implementar sete indicadores de gestão na área da saúde previstos no Programa Previne Brasil. Por meio do programa, os municípios precisam cumprir algumas metas de desempenho dos serviços prestados para ter suplementações orçamentárias nos repasses da União. Isso além da destinação obrigatória como determina a Constituição.

O programa foi criado em 2019, mas, durante a pandemia de covid-19, em 2020. No ano passado, o Ministério da Saúde repassou os recursos sem levar em conta as metas de gestão, que envolvem ações estratégicas como ampliação no horário de atendimento das unidades básicas de saúde, informatização dos serviços e existência de equipes de saúde bucal.

Já neste ano, os municípios estão implantando gradativamente os indicadores, como afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, no programa Brasil em Pauta, comandando pelo jornalista Paulo La Salvia, na TV Brasil.

“No primeiro quadrimestre, dois já começaram a valer, três agora no segundo. Os sete indicadores serão englobados até o final do ano. Nenhum município vai perder 1 real em relação ao que ganhava, ou seja, essa garantia eles já têm, mas quem performar melhor, vai receber muito mais. Isso está acontecendo no Brasil. A cada quadrimestre, avaliamos esses resultados, e o que vemos é que os municípios vêm melhorando muito rápido e, com isso, recebendo mais recursos para a população”, disse Câmara.

Outra prioridade de atuação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde é o cuidado com a mulher gestante e com aquelas que acabaram de dar à luz. Médico obstetra, Raphael Câmara lembrou que o setor tem R$ 1.8 bilhão para investir na ampliação do número de ginecologistas, obstetras e equipes de profissionais de saúde para resolver problemas como a mortalidade materna.

“Nós vamos financiar agora ambulatório de alto risco tanto para mães quanto para bebês, coisa que não tinha. Sabemos que isso é importante, as causas de mortes no Brasil hoje são hipertensão, hemorragia e infecção, e esse é o foco total da nossa gestão. Tem que cuidar, porque isso provoca mais de 80%, 90% das mortes de mulheres no Brasil”, acrescentou.

Ainda no Brasil em Pauta, Raphael Câmara destacou a resiliência e o papel central do Sistema Único de Saúde (SUS) durante a pandemia de covid-19 no Brasil. “A população hoje dá importância ao SUS, ela vê o quanto o SUS salvou. Morreram cerca de 670 mil pessoas, sim, mas seria muito pior, mas muito pior, se não fosse o SUS. Então, hoje, a própria gestão, a população cobra, os gestores correm atrás desses indicadores, eles querem melhorar.”

Atenção Primária

A Atenção Primária à Saúde conta com 53 mil equipes de saúde da família, compostas por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários, além de 48 mil unidades básicas de saúde. A área é considerada a porta de entrada do SUS pelo atendimento imediato à população.

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...

Gestores do MEC estreiam grade especial de TV para reforçar preparação ao Enem

Por Kleber Karpov Gestores do Ministério da Educação (MEC) iniciaram,...

Alexandre de Moraes se declara impedido em ação sobre visitas da esposa ao Senado

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Phesgo: Anvisa manda apreender medicamento falsificado para câncer de mama

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvis)...

Destaques

Juiz do TRE-DF manda Rollemberg suspender impulsionamento de vídeo contra Celina Leão

Por Kleber Karpov O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral...

Celina Leão inicia ações do GDF na sua Porta no Gama e ratifica veto a aumento de tarifa de ônibus

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Procurador do MPDFT requisita esclarecimentos da Sedes sobre orçamento do acolhimento

Por Kleber Karpov O procurador distrital dos direitos do cidadão...

Agentes de saúde intensificam vistorias preventivas contra escorpiões no DF

Por Kleber Karpov Agentes de saúde e de vigilância ambiental...

Placar de 4 a 0: Ministros do TSE formam maioria para manter suspensão da campanha de Deltan Dallagnol ao Senado

Por Kleber Karpov Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formaram...