Por Kleber Karpov
O Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), nomeou, na segunda-feira (29/Dez), 172 novos policiais penais aprovados em concurso público para a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF). A medida se destina ao fortalecimento do sistema prisional e à ampliação da capacidade operacional da corporação. O ato administrativo consta em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), e faz parte de um plano de recomposição das forças de segurança da capital.
Ampliação de efetivo

A Seape-DF dá continuidade ao processo de recomposição do quadro de pessoal iniciado nos últimos anos. Com as novas convocações, o total de profissionais nomeados do último certame atinge a marca de 797 servidores. Os novos policiais devem atuar na gestão penitenciária para garantir maior eficiência nos processos de ressocialização e controle das unidades prisionais.
O ingresso dos novos servidores ocorre após a conclusão de todas as etapas do processo seletivo oficial. A chegada do reforço permite a melhoria das condições de trabalho para os profissionais e um atendimento mais humanizado ao sistema. O planejamento da pasta prioriza o equilíbrio entre a segurança interna e o cumprimento das políticas de assistência social aos detentos.
Planejamento estratégico e ressocialização
O Governador Ibaneis Rocha anunciou a convocação durante evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em 12 de dezembro. Na ocasião, o representante confirmou a nomeação de mais de 2 mil profissionais para diversas áreas da segurança pública distrital. A lista inclui integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
“Os novos policiais são essenciais para garantir a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela Seape-DF, especialmente as ações voltadas à segurança das unidades e ao fortalecimento das políticas de ressocialização, ampliadas nos últimos anos”, afirmou Wenderson Teles, secretário de Administração Penitenciária.
A secretaria afirma que os novos policiais são fundamentais para a execução das diretrizes estratégicas da pasta. O foco das atividades se concentra na segurança das instalações e no suporte às políticas públicas de reintegração. A distribuição dos agentes deve seguir critérios técnicos conforme a demanda das unidades de internação do Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











