GDF Mais Perto do Cidadão abre espaço para arte e cultura em Brazlândia

Edição especial do programa sexta (25) e sábado (26) terá grafite, batalha de rimas com premiações e serviços gratuitos de cidadania, saúde, capacitação e assistência

A cidade de Brazlândia recebe, nesta sexta (25) e sábado (26), a 56ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, programa promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF). A ação será realizada na Vila São José – QD 36, AE 1, em frente ao Restaurante Comunitário, das 9h às 16h, na sexta, e das 9h às 12h, no sábado, reunindo uma ampla oferta de serviços gratuitos, além de uma programação especial voltada à valorização da cultura local.

Uma das atrações mais esperadas é a batalha de rimas, sexta-feira, das 11h às 12h. Com premiações para os vencedores, a disputa reunirá MCs da região, como Kerubim, NIT, Pimenta, Niko, Reithur, Eric Darlan, Misteremici e Estelar. A atividade é parte das ações da Sejus-DF de enfrentamento ao uso de drogas e tem se consolidado como espaço de expressão, escuta e protagonismo juvenil.

A disputa de rimas será um destaque da programação do GDF Mais Perto do Cidadão em Brazlândia | Fotos: Jhonatan Vieira/Sejus

Já no sábado, a partir das 9h, o grafite tomará conta do espaço com a oficina Letras e Cores, aberta ao público de todas as idades e conduzida pelo artista Gilmar Satão. “Com o grafite, a gente mostra que existe outro caminho”, resume Satão, que também compartilha as vivências com os participantes. As inscrições serão feitas no local, antes do início da oficina.

Casamento Comunitário tem inscrições abertas

Durante os dois dias do GDF Mais Perto do Cidadão, casais interessados em formalizar a união poderão se inscrever gratuitamente para a 3ª edição do Casamento Comunitário 2025, marcada para o dia 14 de setembro. Um espaço exclusivo será preparado para receber os noivos, com atendimento de servidores da Sejus, além de um ambiente acolhedor com mostruário de vestidos de noiva e maquete de bolo.

Além das atrações culturais e das ações de promoção à cidadania, o evento contará com os tradicionais serviços e projetos que integram o programa. Um dos destaques é o curso Nasce uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos, que será realizado na manhã de sexta. A iniciativa oferece orientações sobre amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros, com o apoio de doulas, técnicos e bombeiros. A expectativa é atender cerca de 100 mulheres nesta edição.

No sábado, das 9h às 12h, será realizado o brechó solidário, parte da campanha permanente Compartilha Amor. Serão distribuídas roupas, calçados e acessórios arrecadados ao longo do ano. Cada participante poderá escolher até cinco peças.

“O GDF Mais Perto do Cidadão se reinventa a cada edição, levando serviços essenciais e valorizando a cultura de cada território”

Marcela Passamani
secretária de Justiça e Cidadania

O público também poderá contar com atendimentos de diversos órgãos do GDF, como Na Hora, Polícia Civil, Procon, Detran e Codhab, além de vacinação de pets, espaço infantil, serviços de beleza, orientação jurídica e o estande do programa Direito Delas, voltado à prevenção da violência contra a mulher.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o diferencial do programa é a capacidade de adaptação e diálogo com cada comunidade. “O GDF Mais Perto do Cidadão se reinventa a cada edição, levando serviços essenciais e valorizando a cultura de cada território.”

 

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...

Conselho Superior do MPF deve analisar mensagens de Vorcaro sobre Paulo Gonet

Por Kleber Karpov O Conselho Superior do Ministério Público Federal...

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre de 2026

Por Kleber Karpov O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou...

Destaques

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Celina Leão troca ofensas por fatos para rebater postura de Lula ao se manifestar sobre escândalo do BRB

Por Kleber Karpov Na mesma Região Administrativa (RA), em que...

População do Itapoã recebe UBS 5 para atendimentos médicos

Por Kleber Karpov A Secretaria de Estado de Saúde do...

Eleições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais têm 89 chapas deferidas

Por Kleber Karpov O Sistema Cofen/Conselhos Regionais deferiu 89 chapas...