21.5 C
Brasília
16 dez 2025 10:43

GDF detalha o que abre e fecha no feriado de 7 de Setembro

Por Kleber Karpov

Governo do Distrito Federal (GDF) detalhou o esquema de funcionamento dos serviços públicos para o feriado da Independência do Brasil, no próximo domingo (7/Set). Para atender ao público que acompanhará o desfile cívico na Esplanada dos Ministérios, a operação de transporte público será reforçada e gratuita, enquanto órgãos de saúde e segurança atuarão em regime de plantão 24 horas.

Com passagens gratuitas, o funcionamento do Metrô-DF começará mais cedo, às 5h30, e seguirá até às 21h30 | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Transporte público

Os ônibus reforçam transporte em linhas com destino ao centro da capital, em especial à Rodoviária do Plano Piloto | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) iniciará a operação mais cedo, às 5h30, com encerramento às 21h30. A passagem será gratuita, como parte do programa Vai de Graça. Já os ônibus seguirão a tabela horária de domingo, mas com reforço de 134 veículos para viagens extras, especialmente entre 7h and 13h, também com tarifa zero. O reforço será distribuído entre as regiões administrativas, com 35 veículos para Paranoá e entorno; 29 para Recanto das Emas e Samambaia; 43 para Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga; e 27 para Sobradinho e Planaltina.

Trânsito

O tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios será bloqueado das 17h de sábado (6/Set) até o término do desfile e a completa evacuação do público no domingo. Agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) atuarão na área para auxiliar pedestres e coibir estacionamentos irregulares.

Segurança e Saúde

As forças de segurança e os serviços de emergência da saúde funcionarão ininterruptamente. A Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193) manterão o atendimento 24 horas. Na Polícia Civil, as 31 delegacias circunscricionais, além das Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA), operarão em regime de plantão. A Defesa Civil (199) também estará de prontidão.

A Secretaria de Saúde montará um posto de atendimento na Esplanada com equipes do Samu. Todos os hospitais regionais e as UPAs manterão os serviços de urgência e emergência 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulatórios e policlínicas estarão fechados, retornando na segunda-feira (8/Set).

Assistência e Cidadania

Onze restaurantes comunitários, incluindo os de Brazlândia, Gama, Recanto das Emas e Sol Nascente/Pôr do Sol, abrirão no feriado. Unidades do Cras, Creas e Cecon estarão fechadas. A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo funcionarão 24 horas.

Não haverá atendimento presencial no Procon e no Na Hora. Os Conselhos Tutelares estarão fechados, mas demandas urgentes serão atendidas pelo telefone 125 (Cisdeca). O Núcleo de Assistência Jurídica da Defensoria Pública atuará em regime de plantão para casos urgentes, como pedidos de UTI e habeas corpus, pelo WhatsApp (61) 99359-0015.

Lazer, Cultura e Parques

Tanto o Zoológico de Brasília quanto o Jardim Botânico estarão abertos, com entrada gratuita graças ao programa Lazer para Todos | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico estarão abertos com entrada gratuita. O mirante da Torre de TV e o Planetário também funcionarão. A maioria dos equipamentos culturais, como a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional da República, estará fechada. Todas as unidades de conservação administradas pelo Instituto Brasília Ambiental, como os parques de Águas Claras e da Asa Sul, funcionarão em seus horários habituais.

Em relação aos parques, o Instituto Brasília Ambiental mantém todas as unidades de conservação (UCs), administradas pela autarquia, em pleno funcionamento, em horário normal. Confira a relação:

  • Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico de Águas Claras: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico Areal: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
  • Parque Distrital das Copaíbas: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
  • Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico do Gama: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h (portal principal) e das 6h às 18h (laterais)
  • Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 19h
  • Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 18h.

Outros serviços

As agências do BRB e as agências do trabalhador estarão fechadas, retomando o atendimento na segunda-feira. A rede pública de ensino não terá expediente. As equipes de manutenção da Caesb e da Neoenergia Brasília trabalharão em regime de plantão, com atendimento ao público por telefone e canais digitais.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...

Semáforos inteligentes devem modernizar 470 cruzamentos no DF

Por Kleber Karpov O Departamento de Trânsito do Distrito Federal...

Chico Vigilante enquadra Zezé Di C(amargo) por “ataques covardes às filhas de Silvio Santos”

Por Kleber Karpov O deputado distrital Chico Vigilante (PT) repudiou...

Destaques

OMS reconhece eliminação da transmissão de HIV de mãe para filho no Brasil

Por Kleber Karpov A Organização Mundial de Saúde (OMS) deve...

Moraes pede extradição de Alexandre Ramagem aos Estados Unidos

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

PF não mede “estatura política” ao investigar desvios em emendas, diz diretor

Por Kleber Karpov O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei...

Deputada Lucinha se torna ré no Rio por envolvimento com milícia

Por Kleber Karpov O Órgão Especial do Tribunal de Justiça...

Bolsas de estudo para graduação no UDF abrem 74 vagas no DF

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou...