25.5 C
Brasília
05 dez 2025 16:51

GDF detalha o que abre e fecha no feriado de 7 de Setembro

Por Kleber Karpov

Governo do Distrito Federal (GDF) detalhou o esquema de funcionamento dos serviços públicos para o feriado da Independência do Brasil, no próximo domingo (7/Set). Para atender ao público que acompanhará o desfile cívico na Esplanada dos Ministérios, a operação de transporte público será reforçada e gratuita, enquanto órgãos de saúde e segurança atuarão em regime de plantão 24 horas.

Com passagens gratuitas, o funcionamento do Metrô-DF começará mais cedo, às 5h30, e seguirá até às 21h30 | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Transporte público

Os ônibus reforçam transporte em linhas com destino ao centro da capital, em especial à Rodoviária do Plano Piloto | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

A Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) iniciará a operação mais cedo, às 5h30, com encerramento às 21h30. A passagem será gratuita, como parte do programa Vai de Graça. Já os ônibus seguirão a tabela horária de domingo, mas com reforço de 134 veículos para viagens extras, especialmente entre 7h and 13h, também com tarifa zero. O reforço será distribuído entre as regiões administrativas, com 35 veículos para Paranoá e entorno; 29 para Recanto das Emas e Samambaia; 43 para Brazlândia, Ceilândia e Taguatinga; e 27 para Sobradinho e Planaltina.

Trânsito

O tráfego de veículos na Esplanada dos Ministérios será bloqueado das 17h de sábado (6/Set) até o término do desfile e a completa evacuação do público no domingo. Agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) atuarão na área para auxiliar pedestres e coibir estacionamentos irregulares.

Segurança e Saúde

As forças de segurança e os serviços de emergência da saúde funcionarão ininterruptamente. A Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193) manterão o atendimento 24 horas. Na Polícia Civil, as 31 delegacias circunscricionais, além das Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA), operarão em regime de plantão. A Defesa Civil (199) também estará de prontidão.

A Secretaria de Saúde montará um posto de atendimento na Esplanada com equipes do Samu. Todos os hospitais regionais e as UPAs manterão os serviços de urgência e emergência 24 horas. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ambulatórios e policlínicas estarão fechados, retornando na segunda-feira (8/Set).

Assistência e Cidadania

Onze restaurantes comunitários, incluindo os de Brazlândia, Gama, Recanto das Emas e Sol Nascente/Pôr do Sol, abrirão no feriado. Unidades do Cras, Creas e Cecon estarão fechadas. A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo funcionarão 24 horas.

Não haverá atendimento presencial no Procon e no Na Hora. Os Conselhos Tutelares estarão fechados, mas demandas urgentes serão atendidas pelo telefone 125 (Cisdeca). O Núcleo de Assistência Jurídica da Defensoria Pública atuará em regime de plantão para casos urgentes, como pedidos de UTI e habeas corpus, pelo WhatsApp (61) 99359-0015.

Lazer, Cultura e Parques

Tanto o Zoológico de Brasília quanto o Jardim Botânico estarão abertos, com entrada gratuita graças ao programa Lazer para Todos | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico estarão abertos com entrada gratuita. O mirante da Torre de TV e o Planetário também funcionarão. A maioria dos equipamentos culturais, como a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional da República, estará fechada. Todas as unidades de conservação administradas pelo Instituto Brasília Ambiental, como os parques de Águas Claras e da Asa Sul, funcionarão em seus horários habituais.

Em relação aos parques, o Instituto Brasília Ambiental mantém todas as unidades de conservação (UCs), administradas pela autarquia, em pleno funcionamento, em horário normal. Confira a relação:

  • Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico de Águas Claras: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico Areal: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
  • Parque Distrital das Copaíbas: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
  • Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico do Gama: das 6h às 22h
  • Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h (portal principal) e das 6h às 18h (laterais)
  • Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 20h
  • Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 18h
  • Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 19h
  • Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 18h.

Outros serviços

As agências do BRB e as agências do trabalhador estarão fechadas, retomando o atendimento na segunda-feira. A rede pública de ensino não terá expediente. As equipes de manutenção da Caesb e da Neoenergia Brasília trabalharão em regime de plantão, com atendimento ao público por telefone e canais digitais.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...