Por Kleber Karpov
O Brasil ultrapassou a marca de 400 novos mercados internacionais abertos para seus produtos agropecuários desde o início de 2023. Esta conquista foi alcançada com a recente liberação para a exportação de carne e miúdos bovinos para São Vicente e Granadinas, país integrante da Comunidade do Caribe (CARICOM).
A abertura de mercado em São Vicente e Granadinas, assim como outros 402 mercados internacionais, reflete uma estratégia exitosa do governo de diversificar parcerias comerciais. Em 2024, as exportações brasileiras para países da CARICOM superaram a marca de US$ 288 milhões em produtos agropecuários.
Symbolismo e Potencial Econômico
Entre as aberturas, algumas se destacam por seu potencial econômico e simbolismo. Entre os nichos emergentes, por exemplo, destaca-se o abacate Hass para o Japão, com potencial de US$ 570 mil. Entre as commodities mais tradicionais, sobressaem-se: sorgo para a China, com potencial de US$ 35,65 milhões; gergelim para a China, com projeção de US$ 142,63 milhões; e carne bovina para o Vietnã, com potencial de US$ 183 milhões.
A política de diversificação de produtos e destinos do Brasil resultou em um crescimento de 21% nos gêneros menos tradicionais da pauta de exportação no primeiro semestre de 2025. Nesse período, o agronegócio somou US$ 82,8 bilhões em exportações, alinhado aos resultados do ano anterior.
Abertura de novos mercados
Essas conquistas são resultado do trabalho articulado entre as áreas internacional e técnica do Ministério da Agricultura (Mapa), juntamente com a atuação das adidâncias agrícolas, outros ministérios, agências governamentais e o setor produtivo. O Brasil mantém 40 adidos em 38 países, com aumento de 38% no ano anterior.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, ressaltou o caráter contínuo e muitas vezes silencioso desse trabalho. “Esses acessos são resultado de uma construção que alia negociação e parte técnica. Um trabalho muitas vezes silencioso e contínuo”. Rua destaca, ainda, o papel dos adidos agrícolas. “Eles abrem caminhos e, ao abri-los, reduzem riscos e ampliam a previsibilidade para quem produz no Brasil e compete globalmente”. Apenas em 2023, o Mapa participou de 110 missões internacionais.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










