Por Kleber Karpov
A Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) obteve destaque no 31º Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Brasília (UnB) e no 22º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal com a premiação de um estudo sobre saneamento básico. O trabalho analisou a base de dados do Cadastro Único para identificar municípios com alto risco sanitário devido à falta de acesso adequado aos serviços.
Mapeamento de riscos
A pesquisa “Mapeamento geoespacial municipal de domicílios do Cadastro Único sem acesso adequado ao saneamento básico” foi desenvolvida pela docente Vanessa Viana Cardoso e pela estudante Sarah Margittay. A dupla utilizou métodos estatísticos de análise espacial em um universo de mais de 40 milhões de famílias para evidenciar territórios onde a ausência de saneamento amplia a exposição a doenças. “É muito bom ter o trabalho reconhecido, pois isso mostra que estamos no caminho certo e que o que produzimos realmente tem relevância”.
O projeto deve ter continuidade em 2026, com foco na investigação das Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado (DRSAI). O objetivo é aprofundar o entendimento sobre os impactos da falta de saneamento e contribuir para a formulação de políticas públicas de saúde.
Fomento à ciência
A premiação reforça o papel do Programa de Iniciação Científica (PIC/Pibic) da Escs na formação de novos pesquisadores. A instituição contou com a participação de 230 estudantes dos cursos de enfermagem e medicina nos eventos, totalizando 156 trabalhos apresentados, 38 menções honrosas e oito indicações a prêmios.
“A premiação destaca a relevância social e científica da investigação produzida na Escs e reforça o compromisso institucional com a formação dos futuros profissionais da saúde e jovens pesquisadores, em consonância com o reconhecimento dado pelos congressos aos melhores trabalhos apresentados”, afirmou Vanessa Viana Cardoso.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.











