25.5 C
Brasília
05 dez 2025 18:04

Especialistas debatem superendividamento e condenam falta de informação a consumidor

A falta de informações claras e precisas aos consumidores por parte dos agentes financeiros sobre as obrigações contratuais de empréstimos, como o pagamento de taxas, correção monetária e juros, foi alvo de críticas dos especialistas que participaram, na manhã desta quarta-feira (13), da mesa-redonda “Crédito e Consumo Responsáveis: A Ética do Outro”. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), aconteceu com o apoio da Câmara Legislativa no auditório da Casa.

Ação do Programa de Prevenção e Tratamento de Consumidores Superendividados do TJDFT, a palestr atraiu cidadãos endividados, advogados e representantes de órgãos de defesa dos consumidores. A presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão (PPS), fez a abertura oficial da mesa-redonda, ressaltando a relevância de o Legislativo e o Judiciário atuarem juntos para a busca de soluções viáveis para os graves problemas sociais enfrentados pelas pessoas que não conseguem pagar dívidas acumuladas – os superendividados.

“As informações sobre as relações de consumo precisam ser transparentes. A questão do superendividamento no País não pode excluir a responsabilidade dos agentes financeiros, que deveriam esclarecer, de verdade, as cláusulas contratuais, as quais muitas vezes nem são lidas pelos consumidores”, ressaltou o advogado Paulo Roque Khouri, especialista em direito do consumidor e um dos palestrantes da mesa-redonda.

Ao lembrar que, no Brasil, hoje há mais de 50 milhões de pessoas endividadas, com pelo menos duas contas atrasadas há mais de dois meses, o advogado defendeu a necessidade de o Estado investir em educação financeira, a fim de reduzir a sedução do impulso de consumo.

“Neste momento de crise, por exemplo, o governo deveria estimular a poupança em vez de incentivar o consumo, o que é uma irresponsabilidade”, advertiu. Khouri condenou também a postura de bancos que não “cruzam” as informações dos clientes antes de aprovarem financiamentos, os quais acabarão por endividar ainda mais o consumidor que já está sem condições de pagar as dívidas. Segundo informou, muitos acabam pagando apenas o mínimo e assumindo juros mensais de 13% e 14% sobre o cartão de crédito.

Desafio

“Nessa questão do superendividamento, não existe outro lado. Estamos todos dentro do mesmo barco”, pregou o advogado-sênior André Lucena, representante do Cartão BRB. “Os bancos também têm interesse na conscientização dos consumidores para a realização das operações de crédito, que são complexas. Aquela ideia de lucro a qualquer custo já deixou a nossa cabeça”, afirmou Lucena, defendendo que as famílias criem o hábito de discutir também o orçamento familiar.

Outros participantes da mesa-redonda também condenaram os bancos e instituições financeiras por dificultarem a renegociação das dívidas dos superendividados, como se aquelas instituições não tivessem culpa por empréstimos feitos a pessoas sem capacidade financeira para honrá-los.

Fonte: CLDF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

TJDFT mantém condenação de mulher por agressão a técnica de enfermagem em Taguatinga

Por Kleber Karpov A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais...

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...