19.5 C
Brasília
17 dez 2025 08:32

Escs realiza encontro científico de Medicina e Enfermagem 2019

Evento agrega estudantes, gestores e profissionais das áreas acadêmica e assistencial da saúde

Por Patrícia Kavamoto

A Escola Superior em Ciências da Saúde (Escs) promove, até esta sexta-feira (25), o Encontro de Medicina e Enfermagem (EME) 2019. O evento científico reúne estudantes, gestores e profissionais das comunidades acadêmica e assistencial da saúde.

O diretor da Escola Técnica de Saúde de Brasília (Etesb), Nilceu Oliveira, ressaltou a importância do EME no desenvolvimento científico ligado a professores e alunos. “São trabalhos que abordam os cenários de prática e que têm importância significativa no desenvolvimento dos futuros profissionais de saúde. Os alunos, em decorrência desse encontro anual, têm a oportunidade de, verificando os fatos, avaliar seus valores nesta prestação de serviços aos usuários e pacientes do Distrito Federal”, afirmou.

Alunos que cursam até o terceiro ano de Medicina e segundo ano de Enfermagem fazem a exposição das vivências realizadas nos cenários de ensino. “As atividades apresentadas no EME são aquelas desenvolvidas junto ao serviço de saúde e à comunidade, na Atenção Primária. No encontro, elas se moldam sob a forma de relatos de experiências e trabalhos de iniciação científica”, acrescentou o diretor da Escs, Ubirajara Picanço.

Palestras, avaliação de trabalhos científicos, oficinas, roda de conversa e apresentações orais fazem parte da programação. “Há 15 anos trabalhamos com o EME para, além da perspectiva de integração do corpo docente e discente, oferecer a possibilidade de mostrar a produção feita pela escola”, complementou Picanço.

“O EME oferece a oportunidade de compartilhar conhecimento nas áreas de Medicina e de Enfermagem. É o momento em que os alunos têm a possibilidade de apresentar os trabalhos que desenvolveram durante o ano”, comentou o estudante da terceira série de Enfermagem da Escs, José Carlos Pacheco.

Luísa Abreu, estudante do segundo ano de Medicina, classifica o EME como uma grande mostra científica. “Vemos a apresentação dos trabalhos e a repercussão deles nas regiões de saúde. Embora cada uma tenha sua peculiaridade, há pontos de convergência. Às vezes, observamos uma ação que foi desenvolvida e bem-sucedida em uma região, e somos motivados a levá-la para outra, onde a ação também se aplica”, defendeu.

Clique aqui para mais informações sobre o EME 2019.

Fonte: Agência Saúde DF

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...

Férias: saiba como obter o certificado internacional de vacinação

Por Kleber Karpov A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Governo de São Paulo, prefeitura e MME pedem rompimento de contrato com Enel

Por Kleber Karpov O governador de São Paulo, Tarcísio de...

Ministério da Saúde define valores do 13º para profissionais de enfermagem

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde definiu, por meio...

Destaques

Criança que passou por transplante de medula conhece doador no HCB

Por Kleber Karpov A pequena Maria Cecília Freitas, de 5...

Curso de lideranças comunitárias reforça protagonismo social no DF

Por Kleber Karpov A Secretaria de Atendimento à Comunidade do...

Inscrições para o Programa Centelha DF são prorrogadas até 15 de janeiro

Por Kleber Karpov A Fundação de Apoio à Pesquisa do...

Laboratório clínico do Hospital de Base mantém nível de excelência pelo sexto ano consecutivo

Por Kleber Karpov O Laboratório Clínico do Hospital de Base...

PF prende desembargador por suspeita de vazar informações sobre operação no Rio

Por Kleber Karpov A Polícia Federal (PF) prendeu o desembargador...