Equipamentos neonatais doados para laboratório de simulação realística

As doações para a Fepecs foram feitas pela ONG Prematuridade para simular ambiente de UTI Neonatal

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) recebeu, na última semana, a doação de quatro equipamentos neonatais para começar a compor o laboratório de simulação realística da instituição. Berço aquecido, duas incubadoras (sendo uma de transporte) e aparelho de fototerapia foram doados pela ONG Prematuridade para simular um ambiente de UTI Neonatal e auxiliar docentes e preceptores na dinâmica das aulas práticas nos cursos de enfermagem e medicina.

O espaço é o primeiro dessa natureza no âmbito da Fepecs e também será utilizado por residentes, estudantes de pós-graduação e de outros cursos de especialização voltados ao atendimento neonatal. O local tem o objetivo de simular circunstâncias da vida real em ambiente seguro e preparar profissionais que vão lidar, entre outros aspectos, com a principal causa da taxa de mortalidade infantil no país, que é o componente neonatal.

A diretora executiva da fundação, Inocência Rocha Fernandes,  considera “de suma importância ver o nosso laboratório de simulação realística sair do papel e tomar corpo. Um laboratório que surgiu do desejo dos nossos servidores e da necessidade da Fepecs e suas escolas”.

Laboratório de simulação realística da Fepecs será composto, a princípio, pelo berço aquecido, duas incubadoras e aparelho de fototerapia | Foto: Divulgação/Fepecs

Além da doação, a ONG realiza parcerias em apoio às atividades de capacitação da assistência neonatal para que mais pessoas estejam habilitadas nesse tipo de acolhimento. Responsável por um projeto de lei que estende a licença maternidade a mães de crianças prematuras, a ONG é atuante na causa neonatal e nas ações que importam em diminuir os índices de prematuridade.

Para a diretora da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), essa doação tem um gosto especial. Pediatra e acostumada com a rotina de UTI, Marta Rocha explica que “são feitos muitos esforços para melhorar a assistência neonatal e tentar diminuir os indicadores de mortalidade infantil”. Segundo a médica, “tentar reduzir a taxa de prematuridade com ações na obstetrícia e com adequado pré-natal” estão entre os elementos capazes de reduzir números tão negativos nessa área.

Funcionamento do laboratório

Para que o laboratório cumpra sua função de simulação realística e comece a ser utilizado efetivamente ainda faltam outros equipamentos, já que não será apenas para simular episódios relacionados à neonatologia. No entanto, com os aparelhos que já estão montados no local, é possível fazer o treinamento de habilidades e atitudes para os estudantes.

Ainda serão instaladas câmeras para gravação das aulas práticas e recebidos bonecos para preparação de situações de alta complexidade. No laboratório, os estudantes também vão ser instruídos sobre a comunicação de más notícias, o que implica em transmitir um diagnóstico ruim ou até mesmo o óbito de um familiar.

A inauguração do espaço neonatal está prevista para novembro, por ser considerado o mês da prematuridade. Na ocasião, oficinas e palestras vão comemorar a data e conscientizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade do cuidado neonatal integrado.

Exposição dos Povos da Floresta chega a Brasília e ocupa Memorial dos Povos Indígenas

Por Kleber Karpov Brasília recebe, a partir desta quarta-feira (29/Jul),...

Propaganda intrapartidária impõe limites aos pré-candidatos antes das eleições

Por Kleber Karpov A propaganda intrapartidária estabelece os primeiros passos...

UBS 2 do Guará recebe ação de saúde do homem nesta terça (28)

Por Kleber Karpov A Unidade Básica de Saúde (UBS) 2...

Cesárea aumenta em 45% o risco de câncer de placenta após mola gestacional, indica pesquisa da UFRJ

Por Kleber Karpov Uma pesquisa liderada por especialistas da Maternidade...

Destaques

Exposição dos Povos da Floresta chega a Brasília e ocupa Memorial dos Povos Indígenas

Por Kleber Karpov Brasília recebe, a partir desta quarta-feira (29/Jul),...

Doação de sangue: unidade móvel de coleta atende doadores em Ceilândia nesta terça (28)

Por Kleber Karpov Uma unidade móvel de saúde promove uma...

Música instrumental ganha as praças da Vila Planalto com temporada gratuita de concertos

Por Kleber Karpov A Vila Planalto receberá, a partir de...

Propaganda intrapartidária impõe limites aos pré-candidatos antes das eleições

Por Kleber Karpov A propaganda intrapartidária estabelece os primeiros passos...