18.5 C
Brasília
05 dez 2025 04:38

Entidades sindicais se mobilizam para garantir manutenção da Gratificação de Titulação

Com receio de perderem benefício, entidades se unem para buscar esclarecimentos e construir projeto de lei para criar nova norma e garantir manutenção da GTIT

Por Kleber Karpov

Representantes de entidades sindicais ligadas à Saúde do DF, com a participação do deputado distrital, Jorge Vianna (PSD), egresso da Enfermagem do DF, se reuniram na quinta-feira (6/Fev),  para tratar da Gratificação de Titulação (GTIT) dos servidores da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). A mobilização se deu em virtude da insegurança dos servidores em relação a manutenção da GTIT por parte da SES-DF.

GTIT em risco

A preocupação se dá em decorrência de decisão do Tribunal de Contas do DF (TCDF), de fevereiro de 2018, em ação dos sindicatos dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), dos Odontologistas do DF (SODF), e dos Estabelecimentos de Saúde de Brasília (Sindsaúde-DF), sobre irregularidades na Portaria no 141/2017.

Na ocasião, o TCDF garantiu a manutenção da GTIT aos profissionais de saúde do DF, porém, posteriormente, se tornou sem efeito em decorrência de decisão da Justiça, transitado em julgado. Com o recente pedido de recadastramento da gratificação por parte da SES-DF, inseguros, os representantes dos sindicatos ‘ligaram o sinal de alerta’ com receio de perderem o benefício. 

Para tentar se precaver, os representantes dos sindicatos acordaram de que devem enviar um documento conjunto, assinado por todos em que solicitam a suspensão do recadastramento da GTIT. Além de solicitarem uma reunião emergencial com a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio “para discutir a situação e buscar uma solução imediata”.

Projeto de lei

As entidades deliberaram ainda para compor uma proposta de uma minuta de projeto de lei, em articulação com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), a ser apresentado posteriormente na Câmara Legislativa do DF (CLDF), de modo a buscar a regularização da GTIT e assegurar a manutenção do benefício aos servidores, além de  mudanças nos critérios da GTIT que possam prejudicar os percentuais estabelecidos.

 

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...