Por Kleber karpov
A secretária de Estado de Saúde do DF (SES-DF), Lucilene Florêncio, na condição de presidente do Colegiado de Gestão da Pasta, publicou em Edição-Extra do Diário Oficial do DF (DODF), de sexta-feira (07/Fev), a adesão a convênio entre a SES-DF com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A parceria visa integração de sistemas de recursos humanos, como forma de suplantar o desafio da gestão dos 33 mil servidores, e outros profissionais, como residentes e estagiários, em relação a gestão de recursos humanos.
A SES-DF aponta ter participado de demonstração do SIG-UFRN, em dezembro de 2024, de demonstrou a eficiência dos sistemas da Universidade no processo de gestão de recursos humanos.
A expectativa é a adoção do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIG-UFRN), como alternativa ao Forponto, que torna caótica a gestão de RH da Secretaria em decorrência de incompatibilidades com o “TrakCare” e o “SISREF SES/DF”. Dessa forma a Pasta deve aumentar, com eficiência e integrar áreas da Saúde do DF, de modo a eliminar o uso de sistemas auxiliares e unificar as operações.
Recursos
De acordo com o Deliberação publicada por Lucilene Florêncio, o SIG-UFRN se destaca por utilizar tecnologias modernas, a exemplo de geolocalização e dispositivos móveis para controle de frequência dos profissionais de Saúde. Além de automatizar processos essenciais, como avaliação funcional e concessão de benefícios.
Entre os benefícios esperados, estão a redução de atividades manuais e repetitivas, de modo a permitir aos servidores se concentrarem em funções estratégicas, além de promover uma redução significativa no uso de documentos físicos.
Economia e transparência
Ainda de acordo com a publicação, tal implementação visa reduzir custos, aumentar a transparência e promover maior segurança na gestão de dados dos servidores da SES/DF. A manifestação favorável da área de Tecnologia da Informação da SES/DF destacou a compatibilidade do SIG-UFRN com a infraestrutura existente na Secretaria.
LGPD
Outro fator apontado na Deliberação, em relação a integração ao SIG=UFRN, está relacionado ao cumprimento da legislação brasileira ao permitir que a SES-DF possa se adequar, no que tange aos sistemas, às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.