Em tempos de coronavírus, fica a dica!

Por Lilian Schüler

Respeito e maturidade são uma escolha que decidimos acatar como postura de vida. Quando decidimos não seguir medidas sanitárias simples para defender crenças pessoais, não se trata apenas de “eu não vou pegar o corona’. Se trata de achacar a saúde e respeito pelo espaço do outro.

Significa perpetuar a realidade de terceiro mundo e desigualdades que vivemos hoje. Temos que reconhecer que por não haver condições de afirmar de forma majoritária quem pegou ou não o vírus, não saberemos se você ou eu, fomos infectados ou não. Mas, se você não ficou sabendo que pegou porque não teve sintomas, ou não perdeu ninguém ainda, seja grato! Acorde! Os poderosos a sua volta não sabem que você existe. Apenas aqueles que estão na sua caminhada sabem. São eles que contam. São eles que farão falta um dia.

 Os principais obstáculos para a transformação de um ser humano são o orgulho, a vaidade e o falso senso de auto importância. Os grandes nutrientes são a reflexão, a empatia e o respeito. Assuma isso, e as transformações vêm.

Acho que as atuais circunstâncias podem passar mais rápido se nós nos engajarmos nisso, mas vai depender dos cidadãos. Ou as pessoas começam a usar máscaras e evitam circular para dar o exemplo, ou vamos encarar de frente o que é fazer parte do terceiro mundo.

Mais que passar a país desenvolvido, precisamos de humanos desenvolvidos. Peço a ajuda de todos nessa virada. Continuo trabalhando nessa construção com todos à minha volta. Acredite também, dê o exemplo. Eu me importo. E vc?

Lilian Costa Schüler é psicóloga da Secretaria de Saúde do GDF

Celina Leão descarta desativação da Feira Agroecológica da Ponta Norte em Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Justiça Federal julgou improcedente, na última...

Enem 2026: primeiro dia de provas ocorre neste domingo (8)

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...

Brasil estima alcance de até 860 mil casos prováveis de dengue em 2027

Por Kleber Karpov O Brasil contabiliza estimativa de até 860...

Construção da UPA de Águas Claras entra na reta final com investimento de R$ 17,6 milhões

Por Kleber Karpov As intervenções de construção da nova Unidade...

Destaques

Revivium site de suporte a advogados abre espaço gratuito para credores consultarem processos em execução

Da Redação | Publieditorial Em fase de lançamento, a plataforma...

Celina Leão descarta desativação da Feira Agroecológica da Ponta Norte em Brasília

Por Kleber Karpov A governadora do Distrito Federal, Celina Leão...

Equipes do Samu-DF participas de curso de capacitação da PCDF para preservação de vestígios em cenarios de crimes

Por Kleber Karpov Trabalhadores da saúde vinculados ao Serviço de...

Justiça Federal rejeita ação de improbidade contra Bolsonaro

Por Kleber Karpov A Justiça Federal julgou improcedente, na última...

Enem 2026: primeiro dia de provas ocorre neste domingo (8)

Por Kleber Karpov O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas...