Por Kleber Karpov
Os tribunais regionais eleitorais (TREs) iniciaram o período de inscrições para cidadãos que desejam atuar como mesários voluntários nas eleições gerais de outubro de 2026. O cadastro, que pode ser feito de forma permanente, é destinado a eleitores com mais de 18 anos em situação regular, que podem se candidatar por meio do aplicativo e-Título ou nos portais dos TREs. A iniciativa visa ampliar e renovar o banco de colaboradores responsáveis por fiscalizar o processo de votação, sendo impulsionada por uma campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciada em março.
Quem pode se voluntariar
Para se candidatar à função de mesário, é necessário ser maior de 18 anos e estar com a situação eleitoral regularizada. A participação é voluntária e fundamental para a organização do pleito.
Existem, contudo, algumas restrições. Não podem atuar como mesários os candidatos a cargos eletivos, seus parentes de até segundo grau e membros de diretórios de partidos políticos com função executiva. Autoridades policiais também estão impedidas, pois já colaboram com o processo eleitoral em outras frentes, como a segurança dos locais de votação.
Inscrição
O cadastro para mesário voluntário é realizado preferencialmente de maneira online. Os interessados podem utilizar o aplicativo e-Título ou acessar os sites dos tribunais regionais eleitorais de seus respectivos estados. O contato com o cartório eleitoral local, por telefone ou WhatsApp, também é uma alternativa.
A inscrição no banco de voluntários não resulta em uma convocação automática. Caso seja selecionado, o cidadão receberá uma carta convocatória oficial da Justiça Eleitoral, que pode ser enviada fisicamente ou por meios digitais, como o WhatsApp ou o próprio e-Título. O documento informa a função, datas e locais de treinamento e do pleito.
Convocação
O mesário convocado que não comparecer no dia da eleição sem uma justificativa formal está sujeito a penalidades. Em caso de impedimento, como por motivo de saúde, é preciso apresentar um documento comprobatório, como um atestado médico, para análise da Justiça Eleitoral.
Funções e treinamento
Antes de atuarem, os mesários passam por um treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral. O TSE disponibiliza o curso preparatório no aplicativo Mesário, com aulas organizadas em módulos que abordam as diferentes responsabilidades.
Cada seção eleitoral é composta por quatro mesários: presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário. O grupo é responsável por diversas tarefas no dia da votação, como a organização da fila de eleitores, garantindo as prioridades legais; a inspeção das urnas e cabines de votação; o controle da entrada e circulação de pessoas no local; a identificação do eleitor no caderno de votação; o recolhimento de sua assinatura ou impressão digital; e a entrega do comprovante ao final do processo.
Benefícios da colaboração
A função de mesário não é remunerada, mas garante aos colaboradores um auxílio-alimentação no valor de R$ 65 por turno trabalhado, conforme estabelecido pela Portaria TSE nº 86/2025.
A lei também prevê outros benefícios, como a concessão de dois dias de folga para cada dia de trabalho nas eleições, incluindo os dias de treinamento. O serviço prestado pode ainda ser utilizado como critério de desempate em concursos públicos e validado como horas de atividade extracurricular em instituições de ensino superior conveniadas.
O pleito de 2026
Nas eleições de 2026, mais de 150 milhões de eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. O primeiro turno está agendado para 04 de outubro, e um eventual segundo turno para 25 de outubro.
O pleito também celebra os 30 anos da utilização da urna eletrônica no Brasil. O sistema, implementado pela primeira vez em 1996, consolidou o país como detentor da maior eleição informatizada do mundo.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.









