19.5 C
Brasília
05 dez 2025 23:12

Educação: escola firma acordo com MPDFT para prevenção ao bullying

Entre as medidas previstas estão a capacitação dos profissionais, a criação de mecanismos para maior envolvimento das famílias e a formalização de procedimentos em caso de denúncia

A Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) e o Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase) celebraram, nesta quinta-feira, 26 de junho, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a escola Maria Montessori. O objetivo é aprimorar as ações de prevenção e combate ao bullying no ambiente escolar.

O acordo foi proposto após a Proeduc constatar a necessidade de formalização e registro das medidas adotadas pela escola em casos de bullying. Pelo TAC, a instituição assume o compromisso de reforçar suas práticas para garantir um ambiente seguro e acolhedor para todos os alunos.

O promotor de justiça de defesa da educação Anderson Pereira de Andrade ressaltou a importância do diálogo sobre o tema e a disposição da instituição de ensino em aprimorar sua conduta. “Esperamos que esse acordo seja um exemplo para outras escolas que passam pelo mesmo problema”, afirmou.

Entre as medidas previstas estão a capacitação continuada dos profissionais para a correta identificação e intervenção em casos de bullying. Também será implementado um programa contínuo de prevenção, com ações mensais de conscientização e promoção da cultura de paz e do respeito mútuo.

O TAC prevê ainda a criação de mecanismos para um maior envolvimento das famílias na política de combate ao bullying e a formalização dos procedimentos em casos de denúncias. Isso inclui o registro adequado das ocorrências e a adoção de medidas pedagógicas e de acolhimento psicossocial tanto para as vítimas quanto para os agressores.

Para a servidora do Grupo de Apoio à Segurança Escolar, Caroline Resende, a assinatura do TAC é uma grande conquista para toda a comunidade da escola. “A adoção das medidas de combate e prevenção ao bullying previstas na lei oportuniza a transformação das relações humanas e das interações sociais entre os segmentos escolares, propiciando um ambiente seguro e saudável aos estudantes, o que potencializa o processo de ensino e aprendizagem. Promover a cultura de paz e prevenir as violências nas escolas salva vidas!”, enfatizou.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital
FonteMPDFT

Destaques

Vigilantes articulam votação de projeto sobre aposentadoria especial na próxima terça-feira (9)

Por Kleber Karpov A inclusão do Projeto de Lei Complementar...

PL de Ana Paula Brandão na Câmara defende exame de proficiência obrigatório para Enfermagem

Por Kleber Karpov O debate sobre a segurança do paciente...

Cofen e Frente Parlamentar articulam inclusão de técnicos e auxiliares no plenário da autarquia

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e...

Ibaneis Rocha reúne administradores regionais e destaca legado de gestão em almoço oficial

Por Kleber Karpov O governador Ibaneis Rocha (MDB) recebeu os...

Atenção Primária: Médico de família coordena assistência em 172 Unidades Básicas de Saúde do DF

Por Kleber Karpov A rede pública de saúde do Distrito...