25.5 C
Brasília
05 dez 2025 14:12

Eduardo Bolsonaro enfrente processo de cassação, enquanto o pai tem julgamento agendado para 2 de setembro

Parlamentar fixou moradia nos EUA desde março desse ano, para articular sanções ao STF e políticos do Executivo e Legislativo como punição para tentar impor anistia para Jair Messias Bolsonaro, esse julgado por tentativa de golpe de Estado, dentre outros crimes

Por Kleber Karpov

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta sexta-feira (15/Ago) ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, o pedido de cassação contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em um momento de alta pressão judicial sobre a família Bolsonaro. A representação, protocolada por PT e PSOL, acusa o parlamentar de atentar contra a soberania nacional ao articular nos Estados Unidos da América (EUA), a suspensão de sanções contra o Brasil sob a condição de uma “anistia geral e irrestrita” para os condenados nos atos golpistas, o que beneficiaria diretamente seu pai. A articulação ocorre enquanto o Supremo Tribunal Federal (STF) marcou, nesta sexta-feira (15/Ago), para o dia 2 de setembro, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL/RJ), por participação na trama golpista.

Anistia como moeda de troca

A base para o pedido de cassação de Eduardo Bolsonaro são as ações realizadas em solo norte-americano. Conforme amplamente publicitado pelo parlamentar, em publicações nas redes sociais e em entrevistas a imprensa, o deputado se diz empenhado em obter sanções sanções por parte dos EUA, a membros do STF, além de membros dos poderes Executivo e Legislativo brasileiro. Isso, caso não ocorra a aprovação ou encaminhamento de uma “anistia geral e irrestrita” aos presos no ato de 8 de janeiro de 2023. Manobra essa vista pelos partidos de oposição como uma tentativa de usar a política externa para criar uma moeda de troca que livre, em especial, do pai.

A partir de ações de Eduardo Bolsonaro, o governo do presidente Donald Trump, usa a ‘motivação’ política e promove sanções comerciais contra o governo brasileiro, a exemplo de taxação de 50% para alguns produtos importados do Brasil. A suspensão de reunião entre equipes econômicas de ambos os países e, também, de vistos também foram aplicados contra oito dos 11 ministros do STF e também sobre gestores vinculados ao governo federal, que atuaram na constituição do Mais Médicos, ainda na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O cerco institucional

A iniciativa de Hugo Motta de dar andamento ao processo sinaliza um endurecimento da Câmara. “Eu não posso concordar com a atitude de um parlamentar que está fora do País, trabalhando muitas vezes para que medidas cheguem ao seu País de origem e que tragam danos à economia do País”, afirmou Motta. No Conselho de Ética, o próximo passo é o sorteio de um relator, que deve apresentar um parecer pelo prosseguimento ou arquivamento do caso.

No STF

A articulação por uma anistia ocorre em um momento crítico. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, marcou para 2 de setembro o julgamento de Jair Bolsonaro e outros oito investigados na trama golpista que culminou nos atos de 8 de janeiro. A definição de uma data para a análise do caso pelo Supremo impõe um cronômetro para a família Bolsonaro e contextualiza as ações do deputado como uma tentativa de construir uma saída política antes de uma possível condenação do pai. O paradoxo é que a manobra para salvar o ex-presidente fornece agora os argumentos para o processo que pode custar o mandato do filho.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...