Doadores de sangue O e AB negativo são convocados com senha preferencial

Hemocentro de Brasília dá acesso prioritário aos tipos sanguíneos que registraram volume abaixo para a manutenção dos níveis de segurança nos últimos dois meses

Em função da diminuição das doações de sangue nos meses de agosto e setembro, doadores O negativo e AB negativo têm direito a senha preferencial para atendimento na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) até o próximo dia 21. Para ter acesso à prioridade, o doador precisa comprovar o grupo sanguíneo por meio do seu cadastro no Hemocentro ou por exame de tipagem sanguínea.

No mês passado, a FHB registrou uma média de 143 doações de sangue por dia, volume abaixo das 180 coletas diárias para a manutenção dos níveis de segurança. Além dos tipos O negativo e AB negativo, o tipo A positivo também está em nível crítico. Os grupos O positivo, B negativo e A negativo estão com volumes baixos, enquanto B positivo e AB positivo estão adequados.

O Hemocentro de Brasília é responsável por abastecer toda a rede de saúde pública do Distrito Federal, além de instituições conveniadas, como o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) e o Hospital das Forças Armadas (HFA).

Recomendações para doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

O agendamento é feito no site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2

Quem teve gripe deve aguardar 15 dias após o desaparecimento dos sintomas para poder doar sangue. Já quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após o fim dos sintomas, desde que sem sequelas. Se assintomático, o prazo é contado da data de coleta do exame. Por sua vez, quem teve contato com pessoa diagnosticada ou com suspeita de covid-19 nos últimos sete dias fica impedido de doar sangue por sete dias após o último contato com a pessoa.

É necessário agendar a doação no site Agenda DF ou ligando para o telefone 160, opção 2. Porém, é possível fazer encaixes, dependendo da disponibilidade de vagas no dia.

Segurança do paciente exige integração em toda a jornada de cuidado

Por Dario Ferreira Durante muito tempo, falar em segurança do...

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...

Fundação Pró-Sangue alerta para estoques críticos e apelo à doação antes da vacinação contra sarampo

Por Kleber Karpov O hemocentro público paulista Fundação Pró-Sangue emitiu...

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) prorrogou, excepcionalmente, a...

Destaques

Gilmar Mendes questiona condução de votação sobre afastamento de Andrei Rodrigues na 2ª Turma de Fux

Por Kleber Karpov O ministro Gilmar Mendes, integrante mais antigo...

Segurança do paciente exige integração em toda a jornada de cuidado

Por Dario Ferreira Durante muito tempo, falar em segurança do...

PV denuncia ameaças e perseguições contra mulheres candidatas. Problema reflete recorrência em outras agremiações partidárias

Por Kleber Karpov A escalada de ataques contra candidatas mulheres...

Testes clínicos da polilaminina começam em 24 de setembro com cinco voluntários

Por Kleber Karpov O laboratório farmacêutico Cristália, em parceria com...

Saúde do DF conta com exame para auxilio de diagnóstico de meningite bacteriana

Por Kleber Karpov Pacientes internados com suspeita de meningite bacteriana...