22.5 C
Brasília
03 abr 2026 20:56

Diagnóstico rápido e tratamento especializado à leuciemia

Combate à doença no Distrito Federal, com atendimento ágil e foco no diagnóstico precoce

Por Kleber Karpov

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), reforçou nesta quinta-feira (12/Fev), as ações de combate à leucemia. A instituição registrou o diagnóstico de 89 casos agudos e acompanha 610 pacientes com a forma crônica da doença em 2025, evidenciando o compromisso com a saúde pública na região por meio de diagnóstico rápido e tratamento especializado.

O consultor Alysson Borges, aos 30 anos, recebeu um diagnóstico de leucemia, enfrentando a notícia com uma mistura de impacto imediato e forte esperança. A busca por atendimento inicial o levou a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de onde foi encaminhado ao HBDF, para dar continuidade ao tratamento.

Os sintomas iniciais apresentados por Borges incluíam tosse persistente, febre alta, cansaço intenso e sonolência. Além de relatar uma sensação incômoda de sufocamento ao se alimentar, percebendo como se algo estivesse entalado na garganta antes de buscar ajuda médica.

Apesar dos desafios impostos pela quimioterapia e radioterapia, Borges demonstra resiliência, encarando as medicações como parte essencial de sua cura. Ele destaca a fundamental rede de apoio que recebeu durante todo o processo, mencionando familiares, amigos, profissionais de saúde e outros pacientes.

“Quando recebi o diagnóstico, eu pensei: quero ficar curado. Vou enfrentar de cabeça erguida. Eu vou vencer. Você automaticamente fica triste. Ninguém quer passar por isso”, relembrou Alysson Borges.

Atualmente em remissão, o paciente expressa profunda gratidão ao IGESDF, ao Hospital de Base e ao SUS por receber atendimento qualificado desde o início. Borges diz manter confiança na recuperação e descreve a jornada como uma luta conjunta travada pelo paciente com apoio de toda equipe para tentar alcançar a cura.

Diagnóstico precoce e tratamento

A leucemia é um tipo de câncer que se desenvolve na medula óssea, o local responsável pela produção das células do sangue. A doença se manifesta quando células anormais começam a se multiplicar de maneira desordenada, comprometendo a produção saudável do organismo.

A chefe do Serviço de Hematologia do HBDF, Laura Ferraz, alerta para os sintomas que não devem ser ignorados, pois o quadro pode provocar anemia, sangramentos e infecções. Entre eles estão fadiga constante, palidez, infecções frequentes, febre recorrente, sangramentos espontâneos, manchas roxas sem causa aparente, dor nos ossos e falta de ar.

Laura Ferraz detalha que, nas leucemias agudas, os sinais tendem a evoluir rapidamente, manifestando-se em poucos dias ou semanas. Por outro lado, nas formas crônicas, os sintomas podem surgir de maneira mais gradual, desenvolvendo-se ao longo de vários meses, exigindo atenção prolongada.

O HBDF é reconhecido como referência no tratamento de cânceres hematológicos na rede pública local. A instituição concentra os processos de diagnóstico e cuidado dos pacientes, oferecendo atendimento especializado com uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.

A agilidade no início do tratamento é um diferencial, conforme destaca Larissa Dias, gerente de operações do Centro de Infusão do HBDF. O hospital adota um fluxo que minimiza a espera dos pacientes após o diagnóstico, garantindo uma resposta rápida às necessidades clínicas.

“Hoje temos uma triagem sem fila de espera. O paciente chega com os exames, fecha o diagnóstico e já sai com o tratamento programado. Em média, são cerca de 15 dias entre o diagnóstico, a liberação das medicações e o início da terapia”, informou Larissa Dias.

Além da quimioterapia convencional, o Hospital de Base disponibiliza medicamentos mais modernos, que muitas vezes apresentam menos efeitos colaterais. A unidade também realiza o encaminhamento para transplante de medula óssea nos casos em que há indicação clínica, buscando as melhores opções de tratamento.

Fevereiro Laranja

O mês de fevereiro é dedicado à campanha Fevereiro Laranja, uma iniciativa importante focada na conscientização sobre a leucemia e na relevância do diagnóstico precoce. A mobilização tem como objetivo informar a população sobre os sinais de alerta e incentivar a doação de medula óssea.

O tratamento para a leucemia está acessível gratuitamente na rede pública de saúde. O primeiro passo para o cuidado começa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que, ao identificarem sintomas como anemia, fraqueza e palidez, solicitam exames iniciais e, diante de qualquer suspeita, encaminham o paciente ao Serviço de Hematologia do Hospital de Base.

A campanha também reforça a importância do cadastro como doador de medula óssea, um ato que pode salvar vidas e expandir significativamente as chances de cura para pacientes que necessitam de transplante. Essa medida é vital para a saúde pública do Distrito Federal.

“Neste Fevereiro Laranja, a principal mensagem é que informação salva vidas. O IgesDF e o Hospital de Base seguem comprometidos em oferecer diagnóstico precoce, tratamento oportuno e cuidado humanizado, garantindo assistência qualificada do primeiro sinal à continuidade do cuidado”, reforçou Laura Ferraz.

Doação de medula óssea

Para aqueles que desejam doar medula óssea no Distrito Federal, o cadastro pode ser realizado diretamente no Hemocentro de Brasília, contribuindo para a manutenção e ampliação dos estoques e auxiliando pacientes em necessidade.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 

BRB pede ao STF que delações reservem recursos para cobrir prejuízos

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) solicitou ao...

Vacinação contra Influenza segue disponível no HUB para grupos prioritários

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), gerenciado...

Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz

Por Kleber Karpov O número de casos de influenza A...

Mais Médicos abre inscrições até 8 de abril

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde anunciou, em 02/Abr,...

Ministério da Saúde registra novo caso de sarampo no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira...

Alexandre de Moraes aumenta restrição para voos de drones na casa de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo...

Reforço no transporte público amplia atendimento entre Arapoanga e Plano Piloto

Por Kleber Karpov A Secretaria de Transporte e Mobilidade do...

Destaques

BRB pede ao STF que delações reservem recursos para cobrir prejuízos

Por Kleber Karpov O Banco de Brasília (BRB) solicitou ao...

Vacinação contra Influenza segue disponível no HUB para grupos prioritários

Por Kleber Karpov O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB), gerenciado...

MPF quer acesso a laudos de mortos na Operação Contenção realizada por Claudio Castro no Rio de Janeiro

Por Kleber Karpov O Ministério Público Federal (MPF) no Rio...

Casos de influenza A continuam a crescer no Brasil, diz Fiocruz

Por Kleber Karpov O número de casos de influenza A...

Mais Médicos abre inscrições até 8 de abril

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde anunciou, em 02/Abr,...