DF terá que indenizar paciente que teve a perna amputada por falha em tratamento

O Distrito Federal terá que indenizar um paciente que teve a perna e o pé direito amputados após erro no procedimento adotado para tratamento de fratura. A decisão é do juiz substituto da 6ª Vara da Fazenda Pública do DF.

Consta nos autos que o autor foi diagnosticado com fratura na fíbula e, após ser estabilizado, foi encaminhado para o Hospital Regional de Planaltina, onde passaria por tratamento cirúrgico. Ele relata que, ao ser constado que era diabético, a equipe médica suspendeu a cirurgia e recomendou o uso de gesso, que foi trocado oito dias depois. O autor narra ainda que, com aumento das dores, surgimento de sangramento e mau cheiro, retornou ao hospital quatro meses depois, mas não foi atendido.  No Hospital de Base de Brasília, onde realizou exames, foi diagnosticado o gessamento com osso tibial deslocado. Após diversas tentativas, quase um ano após o acidente, foi constatada a necessidade de amputação da perna e pé direito. O autor alega que houve negligência no atendimento prestado em Planaltina, que o manteve por mais de 120 dias com o pé no gesso, e pede para ser indenizado pelos danos sofridos.

Em sua defesa, o Distrito Federal afirma que o atendimento prestado ao autor foi adequado e recomendado para o caso. O réu argumenta ainda que o autor é quem possui responsabilidade pelo agravamento do seu estado de saúde, uma vez que abandonou o tratamento. O DF assevera que não ocorreu erro ou negligência médica e requer que o pedido seja julgado improcedente.

Ao analisar o caso, o magistrado pontuou que o laudo pericial concluiu que o tratamento oferecido ao autor não seguiu as normas técnicas da literatura científica ortopédica, o que produziu o efeito e o resultado insatisfatório. O julgador observou ainda que a alegação de que o tratamento conservador não funcionou por culpa do paciente não se sustenta e que o Distrito Federal não apresentou argumentos que justificassem o procedimento adotado.

Para o julgador, está evidenciada a responsabilidade civil do Estado. “Conclui-se que o tratamento conservador adotado, sem justifica plausível demonstrada nos autos, quando a literatura indicava a intervenção cirúrgica, levou ao surgimento de ferida no tornozelo do autor e, consequentemente, na osteomielite causadora da amputação de seu membro inferior direito. Deste modo, reputo configurado o dano experimentado pelo autor, a conduta do requerido por meio de servidor público médico e o nexo causal entre um e outro, evidenciado, assim, a responsabilidade civil do Estado”, afirmou.

O juiz lembrou ainda que, no caso, o Distrito Federal deixou de cumprir com a obrigação primária de zelo e de cuidado. Por conta disso, segundo o magistrado, o autor passou “por longos meses de incerteza sobre a própria saúde e com fortes dores intermináveis”. Para o julgador, esses fatos, somados a perda de um membro, implicam “em sofrimento psíquico ou moral, manifestado nas dores, sentimentos, tristeza”.

Dessa forma, o Distrito Federal foi condenado a pagar ao autor a quantia de R$ 50 mil a título de danos morais, além de indenização pelos lucros cessantes.

Cabe recurso da sentença.

FonteTJDFT

MP obtém no STF condenação definitiva de obstetra por conduta em parto domiciliar

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) certificou o...

TRE-DF decide por inelegibilidade de José Arruda para concorrer ao GDF

Por Kleber Karpov O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do...

Fiocruz vai iniciar testes da primeira vacina RNAm contra a covid-19

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...

Celina Leão anuncia concurso para especialistas da SES-DF

O deputado distrital Jorge Vianna (Democrata) e a diretora...

Celina Leão inspeciona tomógrafo recém-instalado no Hospital Materno Infantil de Brasília

Por Kleber Karpov A governadora, candidata à reeleição, Celina Leão...

Destaques

MP obtém no STF condenação definitiva de obstetra por conduta em parto domiciliar

Por Kleber Karpov O Supremo Tribunal Federal (STF) certificou o...

Jorge Vianna comenta emendas para compra de ar condicionado às UPAS e caso de terceirizados da radiologia com pagamentos em atraso

Por Kleber Karpov O deputado distrital Jorge Vianna (Democrata) anunciou...

TRE-DF decide por inelegibilidade de José Arruda para concorrer ao GDF

Por Kleber Karpov O plenário do Tribunal Regional Eleitoral do...

SUS reforça ações de proteção à saúde das mulheres com garantia de atendimentos e exames

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde (MS) publicou no...

Fiocruz vai iniciar testes da primeira vacina RNAm contra a covid-19

Por Kleber Karpov A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)...