18.5 C
Brasília
05 dez 2025 02:54

DF inova com oferta de tecnologia que previne câncer do útero nas UBSs

Distrito Federal adota exame molecular DNA-HPV, mais preciso e com intervalo maior, em regiões administrativas, a começar por Samambaia

Por Kleber Karpov

O Distrito Federal passou a ofertar, em parceria ao programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde (MS) com a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), o novo método de rastreamento do câncer de colo do útero, geralmente causado pelo papilomavírus humano (HPV), por meio do exame molecular DNA-HPV. O lançamento ocorreu na sexta-feira (15/Ago), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 7 na Região Administrativa (RA) Samambaia.

A ação deve impactar, no DF, a saúde estimada de 167 mil mulheres, segundo informações da SES-DF, em especial, por reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias em áreas essenciais no Sistema Único de Saúde (SUS), como a oncologia. O que na avaliação do superintendente da Região de Saúde Sudoeste, André Luiz de Queiroz, representa um avanço decisivo no cuidado preventivo.

“Como cirurgião oncológico, sei o sofrimento que o câncer causa. Nosso intuito é erradicar casos graves e evitar que mulheres cheguem ao pronto-socorro com tumores avançados e famílias devastadas”, disse Queiroz.

Inovação essa classificada  pela Gerente da UBS 7, Shirelle Marques, como “padrão-ouro”, com possibilidade de redução significativa do número de óbitos por câncer do colo do útero. “Esse exame é padrão-ouro no mundo e vai reduzir drasticamente o número de mortes por câncer de colo do útero. É um orgulho para a nossa equipe oferecer esse cuidado a uma população tão vulnerável, que depende fortemente do SUS.”

Mudança de protocolo

A novidade muda o protocolo de rastreamento para mulheres de 25 a 64 anos. A coleta, semelhante ao Papanicolau, tem uma diferença crucial: a amostra é enviada para análise em laboratório especializado para busca do DNA viral. Caso o resultado seja negativo para o HPV, a mulher recebe orientação para um novo exame apenas após cinco anos, em vez do intervalo de três anos do Papanicolau.

A estratégia do Ministério da Saúde visa otimizar os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O novo método reduz a necessidade de exames de rotina, libera vagas em postos de coleta e diminui o número de encaminhamentos desnecessários para exames secundários, como a colposcopia.

Exame

Produzida pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a tecnologia pode identificar até 14 genótipos do HPV antes do surgimento de lesões ou de tumores cancerígenos em estágio iniciais — ainda que em mulheres assintomáticas —, o que aumenta as chances de cura pelo diagnóstico precoce.

Isso porque, uma vez contaminado pelo HPV, o vírus pode infectar a pele e as mucosas oral, genital e anal. Em muitos casos, sem sintomas, mas com possibilidade de provocar lesões que evoluem para câncer, como o de colo do útero — terceiro tipo mais incidente em mulheres. — daí a importância da realização de exames para prevenir contra a evolução da doença.

“Essa tecnologia aproxima o serviço de quem mais precisa, facilita o acesso e permite que o diagnóstico seja feito de forma simples e precisa”, ressalta o coordenador da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Fernando Erick Moreira. “É um passo importante para fortalecer a atenção primária como porta de entrada e garantir que a prevenção chegue a todas as regiões da capital federal”.

No teste de DNA, a coleta é similar à do Papanicolau com a colega de secreção do colo do útero. Mas, em vez de colocar a secreção em uma lâmina, a amostra é enviada para análise em laboratório especializado para busca do DNA do HPV. Caso o resultado seja negativo para o HPV, a mulher recebe orientação para um novo exame apenas após cinco anos, em vez do intervalo de três anos do Papanicolau.

Público-Alvo

O público-alvo inclui mulheres cis, homens trans, pessoas não binárias, de gênero fluido e intersexuais com sistema reprodutivo feminino, na faixa etária de 25 a 64 anos. Pacientes em situação de rua ou privadas de liberdade também poderão realizar a autocoleta, com orientação de profissionais de saúde.

“Estamos levando essa tecnologia a 12 estados prioritários, como DF, São Paulo, Rio de Janeiro e Pará, com a meta de alcançar todo o País até 2026. Esse exame aumenta nossas chances de detectar a doença no início e salvar vidas, reforçando o compromisso de reduzir o tempo de espera e oferecer um cuidado mais ágil e eficiente no SUS”, afirma o diretor de Programas do Ministério da Saúde, Allan Nuno.




Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894 Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

HRSM inaugura tomógrafo de última geração para agilizar diagnósticos

Por Kleber Karpov O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)...

Destaques

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...