25.5 C
Brasília
05 dez 2025 13:48

DF deve receber reforço para intensificar combate à sífilis

Outras 99 unidades da Federação serão beneficiadas

Por Ailane Silva

O Distrito Federal e 99 municípios do Brasil foram priorizados pelo Ministério da Saúde para reforçar as ações de combate à sífilis, com ênfase na redução da forma congênita doença. Ao todo, o governo federal investirá R$ 200 milhões, provenientes de emenda parlamentar, em uma estratégia denominada Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção. A iniciativa faz parte de uma campanha que apresenta os slogans “Faça o teste de sífilis, proteja seu futuro” e “Faça o teste da sífilis, proteja o seu futuro e de seu filho”.

Serão R$ 13,5 milhões para aquisição de 2,5 milhões de ampolas de penicilina benzatina e 450 mil ampolas da penicilina cristalina. Os medicamentos são indicados para o tratamento da doença adquirida e em gestantes, bem como para tratar a patologia em bebês, respectivamente. O estoque garantirá abastecimento até 2019.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (31), pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em coletiva de imprensa no Ministério da Saúde, com a participação também do secretário de Saúde do Distrito Federal e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Humberto Fonseca, além de outras autoridades.

“Estamos fazendo um esforço grande para aumentar o diagnóstico de casos. Apesar de os testes serem gratuitos, é preciso mudar o comportamento dos profissionais e das gestantes, que podem ter alguma resistência quanto a essa questão”, disse Barros. Segundo o ministro, o ideal é que as gestantes estão no foco da ação porque a identificação da doença ainda no primeiro trimestre de gestação contribui para o tratamento adequado e a não transmissão para o feto.

ministro da Saúde, Ricardo Barros
Foto: Matheus Oliveira/ Saúde-DF

A idéia é que os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) trabalhem de forma integrada para fortalecer o diagnóstico, vigilância epidemiológica, tratamento, assistência, pesquisa e comunicação. Além disso, ampliar os comitês para investigação da transmissão vertical e fortalecimento das salas de situação para acompanhar a situação epidemiológica.

Durante a coletiva, o ministro lembrou que 39 países enfrentaram desabastecimento do medicamento usado para tratar sífilis em razão da insuficiência do extrato para produção do medicamento. “Essa compra em grande escala de penicilina é importante, em conjunto com a campanha que estamos lançando para que a população faça o teste”, disse, ao destacar que serão veiculados vídeos na televisão e internet, além da distribuição de folderes para conscientizar a população.

“O combate à sífilis congênita depende da qualidade do pré-natal, abastecimento de insumos, acompanhamento e tratamento desses pacientes. Por isso, esse programa do Ministério da Saúde certamente será bem sucedido e representará uma melhoria como um todo no sistema de saúde”, disse Humberto Fonseca.

Doença

A sífilis é uma infecção ou doença sexualmente transmitida, que apresenta diagnóstico, tratamento e cura estabelecidos e de baixo custo, mas quando não tratada pode evoluir para cronicidade. É um agravo que ainda se constitui um problema de saúde pública no Distrito Federal e no Brasil, tanto pelo grande número de casos quanto por suas complicações.

Dados

De acordo com o Ministério da Saúde, entre 2015 e 2016, a sífilis adquirida teve aumento de 27,9%, a sífilis em gestantes de 14,7% e a congênita de 4,7%. Em 2016, foram registrados 87.593 casos de sífilis adquirida e 20.474 da patologia congênita. No Distrito Federal, entre 2011 e 2016, foram notificados 5.162 casos de sífilis adquirida. Em 2016, foram notificados 1.288 casos, sendo 937 em homens e 351 em mulheres.

Fonte: Agência Saúde-DF

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...

GDF institui plano de emergência para enfrentar poluição crítica do ar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) oficializou,...

Motoristas de aplicativo DO DF devem instalar QR Code até 17 de dezembro

Por Kleber Karpov Os motoristas de transporte por aplicativo do...

Destaques

Celina Leão dialoga com categoria em assembleia dos GAPS e presidente do SindSaúde-DF aproveita ‘visibilidade’ para tripudiar com parceiros?

Por Kleber Karpov A vice-governadora do DF, Celina Leão (Progressistas),...

Primeira Turma do STF forma maioria para condenar cúpula da PMDF

Por Kleber Karpov A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal...

Flávio Dino veta repasse de emendas a Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem

Por Kleber Karpov O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...

Parque do Cortado recebe 15 mil mudas do Cerrado no Dia de Plantar

Por Kleber Karpov O Governo do Distrito Federal (GDF) promove,...

IPVA terá reajuste médio de 1,72% e IPTU sobe 5,1% em 2026

Por Kleber Karpov A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)...