Por Kleber Karpov
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, nesta terça-feira (19/Ago), uma blitz educativa e uma edição do programa Bike em Dia, no estacionamento 10 do Parque da Cidade, para marcar o Dia Nacional do Ciclista. As ações foram planejadas para conscientizar motoristas sobre os cuidados com os ciclistas e para orientar os ciclistas quanto ao autocuidado e a segurança na via.
Uma equipe do Detran-DF abordou os condutores com orientações sobre o respeito à legislação, enquanto outra se dirigiu aos ciclistas com dicas sobre como se manterem seguros e a importância da manutenção da bicicleta. Os participantes receberam material didático com informações sobre a legislação de trânsito e recomendações de segurança.
Dados que alarmam
O trabalho de conscientização nos últimos anos reduziu o número de mortes de ciclistas no DF. As mortes diminuíram 19% entre 2022 e 2023, caindo de 26 para 21 óbitos. A redução continuou de 2023 para 2024, com uma queda de 14%, chegando a 18 mortes. Apesar da diminuição, o objetivo é zerar essas ocorrências.
O diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini, expressou preocupação com os dados de 2024. “Os dados preliminares levantados pela nossa estatística mostram que, este ano, dez ciclistas já perderam suas vidas ao pedalar pela capital federal. Uma dezena de vidas perdidas é um número que nos alerta do quão frágil é a vida de quem compartilha as vias e espaços públicos com outros tipos de veículos em cima de uma bicicleta”.
O Detran-DF manterá ações educativas, abordando ciclistas, pedestres e condutores de veículos, para que todos se lembrem da vulnerabilidade de quem pedala.
Recomendações de segurança
Para os ciclistas, algumas dicas de autocuidado são importantes: usar capacete, mesmo não sendo obrigatório; optar por ciclovias ou ciclofaixas e, caso não haja, andar no bordo da via no mesmo sentido dos veículos; usar roupas claras e sinalizadores à noite para se tornar mais visível; redobrar a atenção em cruzamentos; não pedalar entre carros ou ao lado de veículos grandes; sinalizar manobras com as mãos; obedecer à sinalização; não usar celular ou fones de ouvido; não pedalar sob efeito de álcool; e manter a bicicleta em boas condições.
O ciclista também deve zelar pela segurança dos pedestres, dando-lhes a preferência na faixa e descendo da bicicleta para atravessar.
Para os condutores, é crucial: reduzir a velocidade ao passar por ciclistas, mantendo uma distância de 1,5m; ficar atento nos cruzamentos; checar o retrovisor antes de abrir a porta ou fazer conversões; observar a sinalização dos ciclistas; evitar buzinar; e dar preferência a eles em ciclovias e ciclofaixas.
Perfil das vítimas
A maioria das vítimas fatais em sinistros de trânsito no DF são homens. Em 2023, todas as 21 vítimas eram homens. Em 2024, foram 16 homens e duas mulheres. A faixa etária predominante em 2023 foi de 50 a 59 anos (dez vítimas) e de 40 a 49 anos (cinco vítimas). Já em 2024, as mortes se concentraram nas faixas de 20 a 29 anos (quatro vítimas), 30 a 39 anos (três) e 50 a 59 anos (três).
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










