Por Kleber Karpov
Agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e da Polícia Militar (PM) registraram 194 infrações de trânsito entre sexta-feira (12/Dez) e domingo (14/Dez), durante a Operação Boas Festas em cinco cidades. A ação, realizada em Ceilândia, Itapoã, Paranoá, Santa Maria e Taguatinga, tinha o objetivo de reforçar a segurança no período de fim de ano, resultando na autuação de 61 condutores por dirigirem sob a influência de álcool.
Fiscalização intensificada
Durante as blitzes, as equipes de fiscalização realizaram 992 testes de etilômetro. O total de 61 condutores autuados por alcoolemia configura o maior registro da operação. Dois motoristas foram encaminhados à delegacia. Apresentavam índice alcoólico que a lei considera como crime de trânsito.
Outras infrações somaram 133 registros. Os agentes autuaram dez condutores que estavam inabilitados para dirigir. Treze motoristas foram flagrados conduzindo veículos com escapamento irregular. Doze condutores tinham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias. Noventa e oito autuações ocorreram por infrações diversas.
Tentativa de fuga
Um incidente de destaque ocorreu no domingo (14 de dezembro), em uma blitz na Ceilândia, altura da QNM 08/10. Um condutor com sinais visíveis de embriaguez tentou fugir da abordagem dos agentes de trânsito. O motorista também tentou agredir os agentes, chegando a sugerir que poderia sacar uma arma ao levar a mão à cintura.
Diante da resistência, da desobediência às ordens legais e da suspeita de ameaça, foi necessário o uso do dispositivo de condução elétrica (taser) para conter o indivíduo. O condutor ainda tentou fugir a pé em direção a um bar nas proximidades, mas foi alcançado e contido. O motorista foi conduzido à 15ª Delegacia de Polícia. Exame realizado no Instituto Médico Legal (IML) confirmou índice alcoólico compatível com crime de trânsito.
A Operação Boas Festas deve seguir até 4 de janeiro. O objetivo é manter o reforço na fiscalização do trânsito durante o período de festas de fim de ano. As ações devem ser realizadas em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894
Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/ Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.










