11.5 C
Brasília
19 jul 2025 04:38

Defesa Civil alerta para onda de frio e baixa umidade no Distrito Federal

Temperatura chegou a 8,1º C e umidade caiu à casa dos 11%, cenário que reforça os cuidados para hidratação e manter-se aquecido; GDF oferece abrigos para população em situação de rua na Asa Sul e em Ceilândia

Por Fernando Jordão

A Defesa Civil emitiu alerta para a população redobrar os cuidados em razão da onda de frio que atinge o Distrito Federal. Nesta terça-feira (13), os termômetros chegaram a marcar 8,1º C, na estação meteorológica da Ponte Alta, no Gama.

A recomendação é manter-se agasalhado, em especial idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, que são mais suscetíveis a hipotermia. Também é importante reforçar a higiene — principalmente a lavagem das mãos — para evitar a proliferação de vírus, uma vez que, no frio, as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas e em ambientes fechados.

Defesa Civil alerta para a baixa umidade e a necessidade de manter o corpo hidratado | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O DF também está com um alerta de “grande perigo” para a baixa umidade, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta terça, a umidade relativa do ar chegou a 11% — índice aferido, mais uma vez, na estação da Ponte Alta. Ainda segundo o Inmet, Brasília está há 111 dias sem chuvas. O último registro de precipitação na estação da área central data de 24 de abril.

A previsão para os próximos dias é de leve alta na umidade. As temperaturas, porém, devem seguir baixas. Até o fim da semana, a mínima vai oscilar entre 11º C e 13º C. A máxima pode chegar a 30º C

Nesse caso, as orientações da Defesa Civil são manter o corpo hidratado, com uma garrafa para reposição de líquidos sempre à mão; usar hidratantes labiais e corporais, além de soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar ressecamento; fazer refeições mais leves; evitar ficar ao ar livre nos períodos de maior incidência solar, especialmente praticando atividades físicas; usar chapéu e óculos quando estiver exposto ao sol; e utilizar umidificadores, baldes ou panos molhados para aumentar a umidade em ambientes fechados.

Também é importante ficar atento ao risco maior de incêndios florestais. Por isso, não se deve jogar pontas de cigarro nem fumar em locais com vegetação; não eliminar lixo ou entulho com fogo; e em acampamentos, evitar fazer fogueiras, mas, caso seja necessário, deixar uma pessoa vigiando e apagá-la totalmente antes de se afastar.

A previsão para os próximos dias é de leve alta na umidade — que deve chegar à casa dos 20%, no mínimo. As temperaturas, porém, devem seguir baixas. Até o fim da semana, a mínima vai oscilar entre 11º C e 13º C. A máxima pode chegar a 30º C.

Ação contra o Frio

Nos abrigos mantidos pelo GDF, no Cief da Asa Sul e na Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia, a população em situação de rua tem à disposição colchão, cobertor e chuveiro quente, além de jantar e café da manhã | Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Para proteger pessoas em situação de rua durante os períodos de baixas temperaturas, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem aberto espaços públicos para que essa população possa passar a noite, na chamada Ação contra o Frio.

Do início da iniciativa neste ano, em 17 de junho, até o último domingo (11), foram realizados 7.306 atendimentos. Atualmente, dois espaços estão em funcionamento — no Cief da Asa Sul (907) e na Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia (QNM 27). Os locais podem ser abertos ou fechados conforme a demanda. O do Gama, no Centro de Convivência da Região, funcionou de 20 de junho a 2 de julho.

Os espaços funcionam de domingo a domingo, das 19h às 7h, com fechamento dos portões às 22h. O abrigo da Asa Sul tem capacidade para receber até 115 pessoas por noite, enquanto o de Ceilândia comporta até 40 pessoas.

Nos locais, a população tem à disposição colchão, cobertor e chuveiro quente, além de receber jantar e café da manhã balanceados e feitos sob supervisão de nutricionistas, kit higiene e agasalhos. Em parte, esse material vem da Campanha do Agasalho Solidário, iniciativa da Chefia-Executiva de Políticas Sociais idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha que, neste ano, arrecadou mais de 20 mil itens de inverno.

Cuidado com crianças deve ser redobrado nas férias escolares para evitar acidentes

Férias escolares são sinônimo de brincadeiras, descanso e muito...

GDF reforça ações preventivas contra escorpiões

Por Carlos Eduardo Bafutto O Governo do Distrito Federal (GDF)...

Roubos a pedestres caem 9,1% no primeiro semestre no DF

Ações integradas, planejamento estratégico e uma política de segurança...

Comitê de Planejamento da Saúde do DF: população já pode ver benefícios

Por Gabriel Silveira Os primeiros resultados do trabalho empreendido pelo Comitê...

Dengue: Secretaria de Saúde inicia mobilização para uso de mosquitos Wolbito

Por Humberto Leite A Secretaria de Saúde do Distrito Federal...

Destaques

GDF contrata mais de 1,3 mil tratamentos de quimioterapia para câncer de mama

Em mais uma ação do programa "O câncer não...

Cuidado com crianças deve ser redobrado nas férias escolares para evitar acidentes

Férias escolares são sinônimo de brincadeiras, descanso e muito...

Ações de vandalismo causam prejuízo em unidades de saúde, que reforçam medidas de segurança

Nos últimos meses, as unidades de saúde do Distrito...

GDF reforça ações preventivas contra escorpiões

Por Carlos Eduardo Bafutto O Governo do Distrito Federal (GDF)...

Roubos a pedestres caem 9,1% no primeiro semestre no DF

Ações integradas, planejamento estratégico e uma política de segurança...