22.5 C
Brasília
01 fev 2026 23:53

Defensoria e Secretaria de Educação firmam parceria para melhorar o atendimento às crianças e reduzir judicialização por creches públicas no DF

Por Mariana Landim

Nesta terça-feira (02), a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), na pessoa da defensora pública-geral Maria de Nápolis, e a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), representada pelo secretário de Educação Rafael Parente, assinaram termo de cooperação entre as instituições para dirimir assuntos relacionados às demandas judiciais sobre creches públicas do Distrito Federal.

De acordo com a Portaria Conjunta nº 4, a cooperação entre as instituições tem como objetivos: facilitar o acesso da população a informações relacionadas a matrículas nas escolas da rede pública de ensino do DF; assegurar maior transparência da listagem de classificação das crianças que aguardam por vagas em escolas públicas e creches; aprimorar os critérios de prioridade e os critérios de bonificação para uma maior equidade no atendimento às crianças; aprimorar a eficácia da solução extrajudicial de demandas por matrículas; ampliar a celeridade no atendimento às demandas dos cidadãos; entre outros.

Segundo Maria de Nápolis, “a DPDF já pensava em institucionalizar essas demandas e firmar uma termo de cooperação com a Secretaria de Educação. Foi com muita felicidade que em tão pouco tempo conseguimos firmar essas tratativas pra implementar essa Portaria Conjunta. Isso é tão importante porque só nesse ano a DPDF já ajuizou mais de 600 ações relacionadas a demandas de creche. Essa portaria vai ajudar a racionalizar essas demandas. Trabalhando em conjunto, conseguiremos racionalizar essas demandas de forma que possamos atender ainda melhor a população do Distrito Federal”.

O secretário de Educação Rafael Parente falou sobre a importância do cuidado com as crianças nos primeiros anos de vida. “Os primeiros mil dias de uma criança são os dias mais importantes, porque são os anos em que elas mais aprendem. Nós precisamos olhar para as políticas relacionadas a esse período e especialmente ao que acontece dentro das creches. Precisamos ter muito cuidado e muito carinho com essas políticas para melhorar a qualidade de conversa com a população e diminuir a judicialização. Quando criamos essa parceria, conseguimos melhorar a conversa com a população, diminuir a judicialização e ter um foco e uma prioridade nas famílias e nas crianças mais vulneráveis, que mais precisam de creche”.

Também participaram da solenidade o subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF, Cláudio Amorim; e o procurador do DF e chefe da Assessoria Jurídica e Legislativa da SEEDF, Lucas Terto.

Fonte: DPDF

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Ministério da Saúde descarta ameaça do vírus Nipah para o Brasil

Por Kleber Karpov O Ministério da Saúde esclareceu nesta sexta-feira...

Três em cada dez pessoas desaparecidas no Brasil são crianças ou adolescentes

Por Kleber Karpov O Brasil registrou 23.919 casos de desaparecimento...

Destaques

Cofen pede apoio da Presidência da República à PEC 19 e correção do Piso da Enfermagem

Por Kleber Karpov A direção do Conselho Federal de Enfermagem...

Delcy Rodríguez apresenta proposta de anistia geral na Venezuela

Por Kleber Karpov A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez,...

Ex-âncora da CNN é preso por suposta participação em ato contra ICE

Por Kleber Karpov O jornalista e ex-âncora da CNN Don...

Polícia Civil prende Petro Turra, piloto acusado de espancar adolescente em Brasília

Por Kleber Karpov A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu...

Polícia Militar de São Paulo terá esquema especial para atendimento a mulheres no Carnaval

Por Kleber Karpov A Polícia Militar de São Paulo deve...